08:17
Presidente dos EUA estava pronto para aguentar as quedas em Wall Street se houvesse o comportamento normal nestas alturas: uma fuga para o refúgio dos títulos do Tesouro norte-americano. O que aconteceu, contudo, foi o oposto,
“Quem salvou o mundo? Bond. Yield Bond”. A piada que circula na rede social X remete para a razão principal que levou Donald Trump a pausar a aplicação imediata das novas tarifas comerciais a dezenas de países – Trump, cuja carreira na promoção imobiliária o levou a cruzamentos com o mercado obrigacionista, viu sinais preocupantes na turbulência do mercado de dívida soberana americana, o maior do mundo. Como outros monarcas e governantes eleitos que há séculos cedem à pressão do mercado de dívida ou são castigados – José Sócrates é o exemplo mais recente em Portugal -, Trump foi forçado a sinalizar um recuo.
As quedas brutais nos mercados acionistas atraem mais as atenções mediáticas e foram, também, um fator de pressão – o índice S&P500 chegou a estar 20% abaixo do pico histórico atingido este ano, com os investidores a descontarem nas cotações das empresas o efeito de uma recessão económica. Mas Trump e a sua equipa estavam prontos para aguentar essa pressão em Wall Street se a queda nas bolsas se traduzisse no comportamento normal nestas alturas, de fuga para o refúgio dos títulos do Tesouro norte-americano. Isso não aconteceu.
Leia o artigo na íntegra na ‘Sábado’
#obrigou #Trump #recuar #nas #tarifas #mesmo #quebrou #Sócrates #Fora #Campo