Futuros europeus avançam com esperança de novas tarifas mais contidas
Esta segunda-feira, os futuros dos índices europeus seguem a avançar, com sinais de que a próxima ronda de tarifas a ser anunciada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá ser mais comedida do que anteriormente apontado. Os futuros do Euro Stoxx 50 seguem com ganhos de 0,4%.
As novas tarifas norte-americanas, previstas para entrarem em vigor a 2 de abril, deverão ser mais direcionadas do que o inicialmente previsto, de acordo com fontes próximas do assunto citadas pela Bloomberg. Ainda assim, os investidores continuam cautelosos, com a China e a Austrália a alertarem para a possibilidade de choques generalizados na economia global devido à política comercial norte-americana.
“A notícia de tarifas mais específicas foi recebida positivamente durante as primeiras horas da sessão asiática, mas ainda há muito nervosismo em relação ao anúncio real da próxima semana”, disse à Bloomberg Khoon Goh, do ANZ Group Holdings. O especialista acrescentou que “pode sempre haver algum desenvolvimento inesperado, ou o Presidente Trump pode mencionar algo esta semana que sugira uma ação mais dura. Portanto, é difícil para os mercados avaliar adequadamente o risco nesta fase”.
No Japão, o Nikkei cedeu 0,18% e o Topix desvalorizou 0,47%. Já o Hang Seng de Hong Kong, registou ganhos de 1,04%. Também na China, o Shanghai Composite avançou 0,15%.
O índice de gestores de compras da indústria transformadora do Japão de março, divulgado esta madrugada, foi “inesperadamente baixo”, provavelmente alimentando o pessimismo do mercado, disse à Bloomberg Tomo Kinoshita da Invesco Asset Management. “Os dados podem estar a apontar para uma queda no sentimento do consumidor”, referiu o especialista.
Quanto à China, o Industrial & Commercial Bank of China foi o que mais contribuiu para o avanço do índice Shanghai Composite, ao subir quase 0,90%. Já a Nanjing Wondux Environmental Protection Technology – empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos de tecnologia ambiental – registou o maior aumento entre as cotadas do índice, ao valorizar quase 20%.
#Ouro #valoriza #traders #atentos #tarifas #dos #EUA #Mercados #num #minuto