O Papa Francisco, que combate uma pneumonia bilateral no hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado a 14 de Fevereiro, continua em estado crítico, mas está estável e não voltou a ter crises respiratórias, adiantou o Vaticano esta terça-feira, 25 de Fevereiro.
“As condições clínicas do Santo Padre permanecem críticas, mas estáveis”, sendo o prognóstico ainda “reservado”, lê-se no mais recente boletim sobre a sua saúde. “Não se registaram episódios respiratórios agudos e os parâmetros hemodinâmicos permanecem estáveis.”
O Papa teve uma “crise respiratória asmática prolongada” no passado sábado, dia em que o Vaticano descreveu pela primeira vez o estado do pontífice como “crítico”, e precisou de oxigénio suplementar.
Francisco, de 88 anos, vai passar a 12.ª noite no Gemelli, no mais longo internamento do seu papado de quase 12 anos.
Nesta segunda-feira, novos exames laboratoriais mostraram uma ligeira melhoria das condições clínicas do Papa, permitindo-lhe retomar o trabalho. Apesar das boas notícias, a equipa médica que o acompanha mantinha-se cautelosa, “tendo em conta a complexidade do quadro clínico”.
Nos últimos dias foi também revelado que alguns exames de sangue indicavam uma insuficiência renal leve, sob controlo, mas o boletim desta terça-feira já não menciona qualquer problema renal.
#Papa #Francisco #continua #estado #crítico #mas #estável #diz #Vaticano #Igreja #Católica