Papa Leão XIV
Papa Leão XIV recebeu milhares de jornalistas, reunidos no Salão Paulo VI, para a primeira audiência do seu pontificado. Com bastante sentido de humor, foi saudado com muitos aplausos.
Poucos dias depois de ser eleito Papa, Leão XIV encontrou-se, esta segunda-feira, com com milhares de jornalistas de todo o mundo que têm feito a cobertura noticiosa no Vaticano.
“Bom dia, e obrigado por esta maravilhosa receção. Dizem que quando batem palmas no início, não importa muito. Se no fim ainda estiverem acordados e quiserem aplaudir, muito obrigado”, começou por dizer o primeiro Papa norte-americano.
Leão XIV pede libertação de jornalistas presos e defende liberdade de expressão
Na mesma conferência de imprensa, Leão XIV pediu a libertação dos jornalistas presos e “a salvaguarda do bem precioso da liberdade de expressão e de imprensa”.
Perante milhares de jornalistas, o primeiro Papa norte-americano disse querer “reiterar a solidariedade da Igreja para com os jornalistas presos por procurarem e reportarem a verdade”, pedindo a sua libertação.
“A Igreja reconhece nestes testemunhos – penso naqueles que narram a guerra, mesmo à custa da própria vida – a coragem daqueles que defendem a dignidade, a justiça e o direito dos povos a serem informados, porque só as pessoas informadas podem tomar decisões livres”, afirmou Robert Francis Prevost, na sua mensagem.
“O sofrimento destes jornalistas presos desafia a consciência das nações e da comunidade internacional e convoca-nos a todos para salvaguardar o precioso valor da liberdade de expressão e de imprensa”, acrescentou.
– Com Lusa
#Papa #Leão #XIV #recebe #jornalistas #humor