Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Partos: hospitais que pratiquem episiotomias não justificadas vão ser penalizados | Maternidade

Partos: hospitais que pratiquem episiotomias não justificadas vão ser penalizados | Maternidade

Os hospitais vão passar a sofrer penalizações no financiamento e arriscar sanções pecuniárias “sempre que desrespeitem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os parâmetros definidos pela Direcção-Geral da Saúde” no que toca à realização de episiotomias (corte dos tecidos vaginais) durante um parto. Este tipo de penalização deverá ocorrer sempre que se realizem episiotomias de rotina não justificadas. Esta medida está contida na lei que promove os direitos na preconcepção, na procriação medicamente assistida, na gravidez, no parto, no nascimento e no puerpério, publicada nesta segunda-feira em Diário da República. “É um dia bastante feliz. Só o facto de as palavras ‘violência obstétrica’ estarem numa matéria de lei em Portugal é uma grande vitória”, congratula-se, em declarações ao PÚBLICO, a presidente da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue – nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para [email protected].

#Partos #hospitais #pratiquem #episiotomias #não #justificadas #vão #ser #penalizados #Maternidade

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *