Desporto
Em atualização
Na passada semana, Pedro Proença, em entrevista à SIC, questionou a integridade do ex-presidente do Benfica, que não deixou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol sem resposta.
TIAGO PETINGA/Lusa
A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito a Luís Filipe Vieira por “alegada difamação e denúncia caluniosa” de Pedro Proença durante a mais recente entrevista ao canalNow.
Luís Filipe Vieira é alvo e um processo aberto pela PGR no Departamento de Investigação e Ação Penal da Lisboa, confirmou à SIC o órgão superior do Ministério Público.
“Confirma-se a instauração de inquérito, o qual corre termos no DIAP de Lisboa, e que teve origem em queixa apresentada por alegada difamação e denúncia caluniosa”, explicou o organismo.
As polémicas declarações de Vieira
Este inquérito surge na sequência das palavras proferidas por Vieira numa entrevista ao Now, na passada sexta-feira.
O antigo líder das ‘águias’ acusou Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, de temer uma candidatura sua à presidência do Benfica e garantiu saber como é que o dirigente “chegou até aqui”:
“Toda a gente sabe quem é o Pedro Proença, todos. Todos sabemos como é que chegou até aqui, todos nós sabemos. Não sou eu, toda a gente que está no futebol. Eles têm é de perder o medo de falar. As pessoas, se calhar, oportunamente vão saber como é que este senhor chegou (à FPF). Teve na presidência da Liga e não fez nada. Deixou uma dívida brutal.”
Luís Filipe Vieira disse também que o ex-árbitro tentou aliciá-lo para que demovesse Nuno Lobo de avançar com uma candidatura à presidência da FPF.
As palavras de Vieira, que deram origem ao inquérito hoje aberto, seguiram as declarações de Pedro Proença, que, em entrevista à SIC, na passada semana, questionou a integridade do antigo presidente ‘encarnado’:
“São princípios de integridade. Ou nós somos ou nós não somos (…) Há princípios que que têm a ver com a prática até desportiva, de fair-play, fs forma como estamos no desporto, que devem ser princípios que não são negociáveis.”
#PGR #abre #inquérito #Luís #Filipe #Vieira #por #alegada #difamação #Pedro #Proença