Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Rádio e Televisão > Proteção Civil alerta para risco de incêndio “muito elevado a máximo” e recorda regras e recomendações

Proteção Civil alerta para risco de incêndio “muito elevado a máximo” e recorda regras e recomendações

País

Temperaturas próximas dos 40°C até domingo levam Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a lembrar medidas preventivas que devem ser respeitadas e adequação de “comportamentos e atitudes” à situação de perigo.

Proteção Civil alerta para risco de incêndio "muito elevado a máximo" e recorda regras e recomendações

Martin Meissner/AP

Em comunicado, a ANEPC lembra que, além das elevadas temperaturas, também se prevê uma humidade relativa do ar (HRA) inferior a 30%, na maior parte do território, com fraca recuperação noturna.

Nesse sentido, recorda que durante este período é proibido fazer queimada extensiva, queima de amontoados, utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, a menos que seja usado fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, fumigar ou desinfestar em apiários, salvo se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, e evitar o uso de grades de discos.

O aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre entre as 09h00 desta sexta-feira e as 00h00 de domingo e os restantes distritos do continente (11) entre as 09h00 de sábado e as 00h00 de domingo tornam crucial o cumprimento das regras.

Próximas dias vão ser de muito calor

Esta subida de temperatura deve-se, segundo o IPMA, “à intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores e o estabelecimento de uma crista associada a esse anticiclone que se estenderá até ao golfo da Biscaia, promovendo o transporte de uma massa de ar de origem continental (quente e seco) sobre a Península Ibérica”.

A temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30 graus Celsius na generalidade do território do continente, podendo rondar os 40 graus em alguns locais, nomeadamente do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro.

Apenas alguns locais da faixa costeira ocidental poderão registar valores abaixo dos 30 graus devido à brisa marítima, que será por vezes moderada, em especial durante as tardes.

A temperatura mínima também registará valores elevados, não descendo dos 20 graus em algumas regiões, em particular no sul, vale do Tejo e Beira Baixa.

Também para o arquipélago da Madeira estão previstas, a partir de sábado, temperaturas máximas a rondar os 30 graus, em especial na vertente sul e nas regiões montanhosas.

A temperatura mínima será próxima ou superior a 20 graus em todo o arquipélago, com exceção das regiões montanhosas, onde deverá situar-se entre os 15 e os 20 graus.

Como se proteger do calor?

As recomendações para se proteger das elevadas temperaturas passam por:

  • Hidratação através da ingestão de, pelo menos, 1,5 litros de água por dia (o equivalente a oito copos de água);
  • Aumento do uso de protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas;
  • Usar chapéu e roupas claras, largas e frescas;
  • Optar por refeições leves e frescas;
  • Refrescar-se regularmente com água ao longo do dia;
  • Atenção redobrada a pessoas vulneráveis, como doentes crónicos, crianças e idosos.

Atenção à exposição à radiação ultravioleta

Por causa do tempo quente, Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores vão estar em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) pelo menos até segunda-feira.

Nestas situações, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

#Proteção #Civil #alerta #para #risco #incêndio #muito #elevado #máximo #recorda #regras #recomendações

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *