O PS promete aumentar o salário mínimo para 1.110 euros em 2029, ao ritmo de pelo menos 60 euros por ano.
A proposta consta do programa eleitoral do PS apresentado neste sábado em Lisboa.
Os socialistas querem também um aumento do salário médio “em pelo menos 5% ao ano, atingindo pelo menos 2.000 euros em 2029“, lê-se no documento.
No entanto, não são explicadas as medidas concretas que podem levar a esta valorização. O partido fala apenas em “celebrar um novo acordo para valorização dos salários em sede de Concertação Social, com metas mais ambiciosas na trajetória do salário mínimo nacional e do salário médio, com o objetivo de atingir pelo menos €1.110 e €2.000 em 2029, respetivamente”, no âmbito do qual o objetivo será “encontrar instrumentos para valorizar o trabalho”, incluindo “suplementar e revisitar o conceito de retribuição mínima mensal garantida previsto na legislação laboral, em ordem a clarificar as componentes que o integram”.
Ainda no âmbito laboral, o programa do PS promete reduzir a semana de trabalho de 40 para 37,5 horas “em moldes e condições a discutir com os parceiros sociais e considerando a evolução da situação económica e a avaliação de impacto em diferentes setores (sem prejuízo das disposições previstas em negociação coletiva)”.
Os socialistas prometem também “adotar instrumentos de promoção da transparência e publicitação das práticas de cada empresa em matéria de leques salariais, à rotatividade do emprego e à igualdade entre de género nos quadros dirigentes”.
#promete #salário #mínimo #euros #Economia