O Presidente russo, Vladimir Putin, mostrou-se esta segunda-feira favorável à participação dos europeus na resolução do conflito na Ucrânia e a investimento norte-americano para explorar minerais estratégicos nos territórios ucranianos ocupados pelo exército russo.
“Estamos prontos para atrair parceiros estrangeiros para os nossos novos territórios históricos que foram devolvidos à Rússia. Há aqui certas reservas. Estamos prontos para trabalhar com os nossos parceiros, incluindo os americanos, nas novas regiões”, disse Putin numa entrevista televisiva.
O líder russo adiantou também que “é uma boa ideia” cortar os orçamentos da defesa, como sugeriu Trump recentemente, e defende que os próximos contactos com a administração norte-americana sejam, em primeiro lugar, bilaterais.
A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e “desnazificar” o país vizinho; anunciou em setembro desse ano a anexação das províncias de Donetsk e Lugansk (leste) e de duas outras – Kherson e Zaporijia – cujo território é em parte controlado por forças ucranianas.
A entrevista foi divulgada no dia em que se assinalam três anos sobre o início da invasão russa e enquanto decorrem contactos diretos entre Washington e Moscovo sobre um acordo de paz na Ucrânia, excluindo o bloco europeu e Kiev. Putin “não vê nada errado” na participação dos europeus na resolução do conflito na Ucrânia, ainda que a Europa tenha recusado o contacto com Moscovo.
Em relação ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que recebeu esta segunda os líderes europeus em Kiev, o líder russo sustentou que está a tornar-se uma “figura tóxica” na Ucrânia.
#Putin #aceita #europeus #acordo #paz #investimento #dos #EUA #territórios #ocupados