Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Notícias de meteorologia > Quatro anos depois, “flor-cadáver” volta a ser o centro das atenções no Jardim Botânico de Varsóvia

Quatro anos depois, “flor-cadáver” volta a ser o centro das atenções no Jardim Botânico de Varsóvia

Olhares pelo Mundo

Com um odor intenso que muitos comparam ao de carne em decomposição, a floração da “flor-cadáver” tornou-se um raro espetáculo natural em Varsóvia. A planta tropical atraiu muitos visitantes ao Jardim Botânico da cidade, fascinados por este fenómeno invulgar, que tinha acontecido na capital da Polónia pela última vez em 2021.

Loading…

Uma rara Amorphophallus titanum, vulgarmente conhecida como flor-cadáver, floresceu durante a noite no Jardim Botânico da Universidade de Varsóvia, na Polónia. O fenómeno invulgar atraiu uma multidão de visitantes no início desta semana, curiosos por conhecer esta planta singular.

Originária da ilha de Sumatra, na Indonésia, a “flor-cadáver” é conhecida pelo seu ciclo de floração pouco frequente e pelo odor característico.

“Floresce apenas uma vez a cada vários anos”, explicou Piotr Dobrzynski, responsável da coleção de plantas da estufa do Jardim Botânico de Varsóvia, acrescentando que exala um odor bastante distinto, semelhante ao de carne em decomposição.

“O fenómeno atrai multidões pela sua raridade. Não é fácil para ninguém viajar até à ilha de Sumatra para ver estas plantas no seu habitat natural, mas graças aos jardins botânicos, essa oportuniddae torna-se real”, sublinha Piotr Dobrzynski, em entrevista à agência Reuters.

O exemplar deste ano atingiu uns impressionantes 180 centímetros de altura e 122 centímetros de largura.

A planta, que tinha florescido pela última vez há quatro anos, pesa agora 40 quilos, mais 15 do que tinha na última floração, em 2021.

A sua capacidade única de aquecer para dispersar o cheiro contribui para a sua raridade fora do habitat natural.

Alguns visitantes descreveram o cheiro como uma mistura de decomposição e matéria vegetal. O acontecimento tornou-se uma das principais atrações do Jardim Botânico de Varsóvia, pela oportunidade de observar um dos fenómenos mais singulares e curiosos da natureza.

#Quatro #anos #depois #florcadáver #volta #ser #centro #das #atenções #Jardim #Botânico #Varsóvia

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *