Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro vão estar até final da tarde desta segunda-feira sob aviso amarelo por causa da chuva, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Estes quatro distritos estão sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 por causa da precipitação, que será por vezes forte e persistente.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para esta segunda-feira uma descida da temperatura, em especial da máxima, acentuada no interior, chuva, vento do quadrante oeste, por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 4 graus Celsius (Guarda) e os 13 graus (Sagres) e as máximas entre os 10 graus (Guarda) e os 19 graus (Faro e Sagres).
Patrícia Marques, meteorologista do IPMA, explicou ao PÚBLICO que se trata da passagem de uma “nova superfície frontal fria” que trará novamente precipitação, mais intensa a partir da tarde e nas regiões norte e centro.
De acordo com os dados disponíveis no final da semana passada, a situação de precipitação será para manter durante toda a semana da Páscoa. “Teremos sempre passagens de ondulações frontais ao longo de toda a semana e, portanto, haverá sempre previsão de chuva, que chegará também ao fim-de-semana da Páscoa. É uma situação que pode mudar, porque ainda estamos a alguma distância da Páscoa, mas o que temos neste momento é a previsão de chuva para sexta, sábado e também domingo”, descreveu a meteorologista.
A chuva repentina que se fez sentir no sábado em Odivelas e outras zonas da grande Lisboa provocou várias ocorrências, incluindo várias inundações que obrigaram à mobilização de operacionais e veículos de apoio. A estação de Odivelas do metro de Lisboa esteve encerrada desde as 14h22 de sábado até à madrugada de domingo devido à “chuva muito forte e repentina”, depois de uma grande quantidade de água entrar na estação.
No sábado, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) contabilizou entre as 264 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria das quais inundações nas zonas de Lisboa e Beja.
#Regresso #Inverno #Norte #sob #aviso #amarelo #chuva #frio #aperta #interior #Meteorologia