Na oficialização da candidatura à presidência de clubes, presidente da AF Algarve reafirmou idoneidade e rejeitou incompatibilidades levantadas pelo FC Porto
Reinaldo Teixeira entregou, esta tarde, dossier de candidatura à presidência da Liga na sede do organismo, com 17 subscrições de sociedades desportivas. Questionado sobre negócios que realizou no passado com empresas ligadas a Rui Costa, o presidente da AF Algarve reafirmou idoneidade: «Sei bem que há comentários, primeiro em privado e depois pela comunicação social… a minha vida empresarial começou aos 18/19 anos e tenho 42 anos de atividade, sempre fiz e farei vários negócios, com todo o mundo, desde que sejam sérios. Falamos de um negócio que começou em 2004, formalizado em 2006, com o presidente atual do Benfica e na altura jogador do AC Milan. Nada mais tenho a dizer sobre essa matéria, mas poderia esclarecer com qualquer sociedade desportiva qualquer dúvida que possa ter», começou por dizer, aos jornalistas.
O dirigente prosseguiu o raciocínio e reiterou que não entende o que está em causa. «É preciso recuar 21 anos para ver um ato formalizado em 2004 com CPCV e escriturado em 2006. O futebol precisa de outro tipo de princípios e valores. Deve levantar suspeitas é a atuação das pessoas, quando alguém se disponibiliza para estes cargos ou é plural e imparcial ou está cá a mais. É o grande princípio. Em 42 anos de atividade profissional e em várias empresas, não fiz nada que, de forma consciente, suscite incompatibilidade. Atuo dentro dos princípios e dos valores pelos quais a vida deve ser conduzida. Não escolho cor clubística ou função, mas sim com honradez, em função do cargo, ter atuações de acordo com o dever do cargo. É o que fiz. Façam, o favor de questionar com quem tenho trabalhado», frisou.
“Eu tenho várias atividades empresariais… Não fiz nada que, de forma consciente, confira incompatibilidade. Atuo dentro dos princípios e dos valores pelos quais a vida deve ser conduzida. Nesta vertente ou outra qualque
Reinaldo Teixeira aproveitou a ocasião para sublinhar que está «muito confiante de que a partir de 11 de abril» será «o presidente de todos os clubes» e que não terá uma atitude negativa para quem não apoiou a sua candidatura.
«Quanto ao resto, o clube A e o clube B, felizmente vivemos num momento de democracia, em que cada um pode ter as suas opiniões. Estou muito confiante de que a partir de dia 11 serei o presidente de todos os clubes. O FC Porto, o Benfica ou outra qualquer sociedade, merecem todo o meu respeito. Apesar da opinião negativa, não me compete ter uma atitude negativa. Compete-me esclarecer qualquer sociedade desportiva que tenha dúvidas. O respeito pelo FC Porto, pelo Benfica e por qualquer outra sociedade é total», defendeu, confrontado com a posição dos azuis e brancos, que consideram existir um conflito de interesses.
Candidatura de Reinaldo Teixeira à presidência da Liga e negócio com Rui Costa em causa
O Coordenador dos Delegados e Avaliadores da Liga revelou ainda que os dragões e o SC Braga apoiaram a sua candidatura, mas entretanto colocaram-se ao lado de José Gomes Mendes, o outro candidato à sucessão de Proença. O clube portista já desmentiu, de resto, esta afirmação.
«Os quatro clubes nessa reunião manifestaram o apoio a esta candidatura. Depois, o FC Porto e SC Braga entenderam a outra candidatura. Há que respeitar», atirou.
Dragões falam em «conflito de interesses inaceitável»
Águias rejeitam «insinuações» sobre Rui Costa e criticam fortemente a tomada de posição da administração dos dragões
Questionado sobre se informou a Liga da parceria comercial que firmou com Rui Costa no concelho de Lagoa, Reinaldo Teixeira foi perentório: «Foram preenchidos os questionários de transparência da Liga e nunca recebi nenhum feedback negativo, caso contrário não estava aqui.»
Face às notícias acerca dos negócios com Rui Costa, Reinaldo Teixeira disse ter recebido o apoio de «várias sociedades desportivas», mas adiantou que ainda não conversou com o presidente do Benfica.
«Não falei com o presidente do Benfica. Falei com vários presidentes de outras sociedades desportivas que me ligaram, mas por acaso não falei com o presidente do Benfica. O que várias sociedades desportivas me fizeram foi isso: incentivaram, que não me deixe de ir abaixo, mas abaixo porquê? Isto são ações normais. Nestas matérias, devemos estar preparados para este tipo de situações e respeitar, como disse há pouco e digo de novo, as opiniões de cada um, a forma de cada pessoa, cada sociedade desportiva tem de apresentar as questões e cabe-me responder, esclarecer, tirar dúvidas e prometer, como no fundo faço na vida em tudo, repito, elevação, correção, imparcialidade naquilo que faço. Conscientemente na vida, os senhores não irão ver nunca deste ser humano que aqui está, um ato premeditado para poder beneficiar o A ou B», assegurou.
Ao contrário de FC Porto e SC Braga, Benfica e Sporting subscreveram candidatura de Reinaldo Teixeira. As eleições da Liga estão agendadas para dia 11 de abril.
#Reinaldo #Teixeira #Nada #fiz #suscita #incompatibilidade