Mundo
A operação de resgate durou mais de 12 horas e envolveu mais de 50 pessoas, após o desabamento que aconteceu na mina “El Miñón”. “Após serem avaliados pela equipa médica, os mineiros foram levados aos seus familiares, todos de boa saúde”, afirma a Agência Nacional de Mineração.

Capacete de mineiro
Canva
Os 18 mineiros que ficaram presos numa mina de ouro na quinta-feira, no noroeste da Colômbia, foram resgatados esta sexta-feira numa operação que durou mais de 12 horas, segundo as autoridades locais.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) colombiana saudou, num comunicado, “o resgate bem-sucedido dos 18 mineiros presos” após o desabamento que aconteceu na mina “El Miñón”, localizada numa zona rural entre os municípios de Remedios e Segóvia, no departamento de Antioquia.
“A operação de resgate, que durou mais de 12 horas, envolveu mais de 50 pessoas, liderada pela equipa de Segurança e Resgate em Mineração da ANM, em coordenação com as autoridades locais e agências de socorro”, acrescentou a agência. “Após serem avaliados pela equipa médica, os mineiros foram levados aos seus familiares, todos de boa saúde”, acrescentou a ANM.
O ministro da Defesa colombiano, Pedro Arnulfo Sánchez, celebrou “o resgate com vida dos 18 mineiros que ficaram presos no município de Remedios, Antioquia”.
“Felicito o trabalho das equipas de entidades públicas lideradas pela Câmara Municipal de Remedios, o Governo de Antioquia e o Ministério das Minas e Energia, os órgãos operacionais e as organizações mineiras que se uniram para alcançar este grande feito em tempo recorde”, acrescentou Sánchez na rede social X.
O acidente foi provocado por “falhas geomecânicas na entrada de uma mina associada à exploração ilegal de ouro”, segundo a ANM.
Neste sentido, o Ministro das Minas e Energia, Edwin Palma, afirmou na quinta-feira que “é crucial que as atividades mineiras sejam realizadas com os mais elevados níveis de segurança e cuidado”.
#Resgatados #vida #mineiros #presos #numa #mina #Colômbia