O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, deverão encontrar-se amanhã na Arábia Saudita, anunciou o Kremlin nesta segunda-feira. Os pontos na agenda: começar as negociações para o fim da guerra na Ucrânia e restaurar as relações entre os dois países.
De acordo com a Reuters, Marco Rubio já chegou a Riade. Terá viajado com Mike Waltz, conselheiro nacional de segurança de Trump, e Steve Witkoff, enviado da Casa Branca para o Médio Oriente.
Do lado russo, Lavrov viajará ainda esta segunda-feira com Yuri Ushakov, conselheiro do Kremlin para as políticas externas, disse Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.
“Espera-se que tenham uma reunião com os homólogos norte-americanos na terça-feira, que se vai focar principalmente em restaurar as complexas relações EUA-Rússia”, afirmou Peskov, citado pela Reuters.
“Também se vai focar na preparação de possíveis negociações sobre a resolução do conflito ucraniano e na organização de um encontro entre os dois Presidentes.”
A confirmação desta reunião surge depois de um telefonema “longo e altamente produtivo” entre Donald Trump e Vladimir Putin, onde se terá dado o primeiro passo para uma tentativa de pôr fim ao conflito, que dura há já três anos e entrou numa fase de impasse.
Para esta segunda-feira está também marcada uma “cimeira” de emergência em Paris, que reunirá vários líderes europeus tendo como anfitrião o Presidente francês, Emmanuel Macron – a situação na Ucrânia e as ameaças de segurança na Europa serão alguns dos pontos em discussão. O presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deverão estar presentes, assim como o secretário-geral da NATO e representantes dos governos da Alemanha, Reino Unido, Itália, Polónia, Espanha, Países Baixos e Dinamarca.
#Rubio #Lavrov #encontramse #esta #terçafeira #Arábia #Saudita #Ucrânia #agenda #EUA