Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Desporto > Santa Clara-Famalicão, 2-1 Anticiclone dos Açores empurra pressão para o Minho (crónica)

Santa Clara-Famalicão, 2-1 Anticiclone dos Açores empurra pressão para o Minho (crónica)

Santa Clara igualou o Vitória de Guimarães no 5.º lugar e continua na luta pela vaga na Liga Conferência. Jogo rasgadinho e competitivo até ao último minuto. Wendel bisou

O Anticiclone dos Açores, sistema de alta pressão atmosférica, desceu ao relvado do Estádio São Miguel e formou uma depressão em direção ao Minho, mais precisamente a Guimarães, empurrada pelos pés de Wendel. O extremo que está emprestado pelo FC Porto apontou os dois golos dos açorianos para igualar o Vitória no 5.º lugar [os vimaranenses só jogam neste domingo com o Farense] e continuarem na luta pela vaga na Liga Conferência.

Veja o resumo do jogo:

Intenso e rasgadinho do primeiro ao último minuto, as duas equipas construíram um jogo agradável, com oportunidades e momentos de tensão. O Santa Clara, que ainda tem como objetivo o 5.º lugar que dá acesso à 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência entrou determinado, assumiu as despesas e construiu oportunidades. Até ao primeiro golo de Wendel, a baliza famalicense viveu momentos de aflição, nomeadamente quando Vinícius (7’) não aproveitou um brinde de Rodrigo Pinheiro, que não desfez um cruzamento rasteiro, deixando a bola em condições para o brasileiro alvejar o alvo, só que o tiro saiu muito por cima, assim como a tentativa de Lucas Soares (22’), que teve o mesmo destino.

Mas no minuto seguinte Wendel não falhou e finalizou vistoso envolvimento açoriano, com Ricardinho solicitar a corrida de Lucas Soares na direita, com o extremo a marcar depois de Adriano ter falhado com a baliza aberta.

Ao contrário do que seria previsível, o golo refreou os locais e picou os minhotos, que cresceram com oportunidades para igualar, anuladas por Gabriel Batista num desvio de calcanhar de Rodrigo Pinheiro (33’) e num livre de Rafa Soares (35’). Dois minutos depois Aranda ficou perto de um golo que seria de uma vida, num chapéu ainda do seu meio-campo, que o guardião desviou para canto. Aos 45’ foi Topic a atirar ao lado. Antes do descanso Sejk desentendeu-se com Luís Rocha e foi expulso.

No entanto, isso não foi óbice para a equipa de Hugo Oliveira, que mesmo reduzida a dez chegou ao empate por Gustavo Sá (58’), que foi mais rápido que MT a recargar uma bola que Gabriel Batista largou a tiro de Gil Dias.

Seguiram-se momentos de equilíbrio territorial, embora as melhores ocasiões tenham pertencido ao Santa Clara, não sendo por isso de estranhar nova vantagem açoriana. Lucas Soares cruzou, Pedro Ferreira falhou à boca da baliza e Wendel (81’) viu primeiro Zlobin impedir a recarga, festejando à segunda tentativa o seu segundo golo no jogo e no campeonato.

Voltou a haver equilíbrio no número de jogadores com a expulsão de Sidney Lima e os açorianos aguentaram os três pontos. Nota para a ‘razia amarela’ no Santa Clara, que perde cinco jogadores para o jogo com o Farense na última jornada: Luís Rocha, Sidney [com duplo-amarelo] e MT (os três centrais titulares) e ainda Calila e Ricardinho.

O melhor em campo: Wendel Silva (7)

Que melhor estreia a titular poderia esperar o avançado emprestado pelo FC Porto? Esta! Marcou os dois golos do Santa Clara, plenos de oportunidade ao aproveitar bolas falhadas pelos colegas Vinícius, no primeiro, e Pedro Ferreira, no segundo. Além da sagacidade para estar nos locais certos, nunca virou a cara à luta.

As notas dos jogadores do Santa Clara (3x4x3): Gabriel Batista (5), Sidney Lima (5), Luís Rocha(6), MT (5), Lucas Soares (6), Adriano (5), Serginho (6), Calila (5), Ricardinho (6), Wendel (7), Vinícius (6), Edney Silva (6), Gabriel Silva (5), Pedro Ferreira (5), Matheusinho (5) e João Costa (-)

A figura do Famalicão: Gil Dias (6)

Objetivo com a bola nos pés, o extremo voltou à titularidade e justificou-a, carrilando muito jogo pelo corredor direito e estando nas jogadas mais perigosas da sua equipa. Teve participação ativa no golo de Gustavo Sá, efetuando o remate que Gabriel Silva defendeu para a frente, com o médio a recargar.

As notas dos jogadores do Famalicão (4x2x3x1): Ivan Zlobin (6), Rodrigo Pinheiro (5), Léo Realpe (5), Justin de Haas (5), Rafa Soares (5), Van de Looi (5), Mirko Topic (6), Gil Dias (6), Gustavo Sá (6), Óscar Aranda (5), Sejk (3), Sorriso (5), Mathias de Amorim (5) e Ibrahima Ba (5)

O que disseram os treinadores:

Vasco Matos, treinador do Santa Clara

«Entrámos muito fortes com bola, temos duas ou três situações além do golo e onde poderíamos ter ampliado o resultado com oportunidades claras. Depois da meia hora o Famalicão cresceu um bocadinho pela sua qualidade individual e coletiva, e em termos da nossa organização mantivemo-nos coesos, sólidos. Na 2.ª parte não entrámos tão bem como queríamos, não conseguimos ser tão pressionantes e o Famalicão conseguiu ter alguma bola quando não o deveria ter e chegou ao empate. Depois a equipa cresceu, começou a ter bola e a ser mais agressiva, as alterações também deram outro ímpeto e chegámos ao golo de uma forma justa. Foi uma vitória muito importante para nós, cominuamos na nossa luta e caminhada e vamos até ao final.»

Hugo Oliveira, treinador do Famalicão

«Jogamos com um adversário que está a fazer uma grande época classificativa numa Liga que é da sobrevivência, em que toda a gente se protege, não quer errar, mas o Famalicão não é isso. É uma equipa com jogadores que querem viver e que desde o primeiro minuto quiseram jogar, pressionar e jogar e apesar de termos criado muito do nosso jogo, o adversário é matreiro, sólido, que conseguiu fazer um golo numa bola de saída e depois com a expulsão não nos retraímos e fomos corajosos. Mesmo com 10 saltamos e pressionamos, quisemos fazer o nosso jogo e chegamos ao empate. Depois, quando queríamos mais alguma coisa sofremos um golo e saímos daqui tristes, sem pontos, mas orgulhosos.»

#Santa #ClaraFamalicão #Anticiclone #dos #Açores #empurra #pressão #para #Minho #crónica

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *