País
Entrevista SIC Notícias
Assunção Cristas, antiga presidente do CDS, afirma que é “um passo natural” para Paulo Portas ser candidato a Presidente da República. Em entrevista à SIC Notícias, comenta ainda as alterações à lei dos solos e as polémicas em torno de membros do Governo.
Assunção Cristas, antiga presidente do CDS e ex-ministra da Agricultura e do Ambiente, esteve esta quarta-feira na SIC Notícias para comentar vários temas da atualidade, como a lei dos solos, os casos das imobiliárias de Luís Montenegro e outros governantes e ainda as eleições presidenciais, para as quais elege um nome preferido.
“Se Paulo Portas decidir avançar, o CDS ficará muito feliz. Eu ficarei muito satisfeita e com o voto decidido”, diz Assunção Cristas. “Acho que ele está à espera. Olhando para o que foi o percurso dele e o gosto pela política, é um passo natural”.
As eleições presidenciais devem acontecer em janeiro de 2026. Para já, só Luís Marques Mendes (PSD) e André Ventura (Chega) confirmaram que serão candidatos, sendo que para Gouveia e Melo, que lidera todas as sondagens, só resta tornar oficial uma ambição mais que conhecida.
Leis dos solos “faz sentido”
Questionada sobre a alteração à lei dos solos, que foi esta quarta-feira aprovada na especialidade pelo Parlamento, a antiga presidente do CDS mostrou-se favorável às medidas.
“A lei tem uma preocupação muito clara: gerar mais espaços para construção nova. Faz sentido continuar a olhar para as reabilitações (…) mas sabemos que é possível gerar soluções de habitação para a classe média com preços moderados”, afirma Assunção Cristas.
Há no entanto, muitos críticos ou céticos das alterações à lei dos solos, onde se pode incluir o Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa alertou esta terça-feira para a “dificuldade” de aplicar a lei em ano de autárquicas, depois de já ter, em dezembro, classificado a mudança como “um entorse significativo em matéria de regime genérico de ordenamento e planeamento do território”.
#Paulo #Portas #avançar #ficarei #muito #feliz #diz #Assunção #Cristas