António José Seguro vai formalizar a sua candidatura presidencial no dia 15 de Junho, nas Caldas da Rainha. Ao que o PÚBLICO apurou, Seguro já recebeu o apoio de várias federações do PS, de vários pontos do país. As federações de Setúbal, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Santarém, entre outras, já disseram estar com o antigo secretário-geral dos socialistas na corrida para Belém.
O local escolhido para a apresentação da candidatura é o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a cidade onde Seguro vive há muitos anos.
No seu programa “Liberdade”, da CNN Portugal, Seguro justificou, nesta quinta-feira, a escolha das Caldas da Rainha por ser a cidade onde vive e educou os seus filhos, que “fica na região centro de Portugal e respira cultura”.
Além de viver nas Caldas da Rainha, Seguro aponta que a apresentação da candidatura no centro do país também tem a ver com a ideia de centro “que simbolicamente representa o ponto de equilíbrio, o ponto de origem de onde tudo parte e o local de convergência de energias”.
E isso tem a ver, diz Seguro, com “um Presidente que se posiciona na busca de consenso, equilíbrio de ideias e moderação, tentando dialogar com diferentes actores políticos, sociais, económicos e culturais”.
No programa da CNN, o antigo secretário-geral do PS associou também o cargo a que se candidata ao centro: “No nosso sistema constitucional, o Presidente da República pode ser entendido como uma figura central, como um símbolo de unidade, equilíbrio e identidade nacional.”
O facto de escolher o Centro Cultural das Caldas da Rainha para a apresentação da candidatura também tem, para o candidato, significado político: “Como Presidente, defenderei uma cultura viva e acessível, capaz de unir gerações, inspirar o futuro e projectar Portugal no mundo com confiança e dignidade”. “Apostar na cultura é investir na educação e na liberdade e é garantir que todos tenham voz e pertença num Portugal mais justo”, disse Seguro.
#Seguro #apresenta #candidatura #dia #nas #Caldas #Rainha #Eleições #presidenciais