Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
Luan Santana, 34 anos, não economiza nos elogios quando fala de Portugal. O país, segundo ele, sempre o recebeu com muito carinho. Ele, que se apresentará em Lisboa entre 21 e 24 de agosto, afirma que, desta vez, a sua presença em território luso será ainda mais especial, pois tornou-se pai de Serena, de apenas um ano, fruto de seu casamento com a influencer e designer de moda Jade Magalhães, 32.
“Ser pai transforma a gente de um jeito profundo, faz você querer ser melhor não só para si mesmo, mas para essa nova vida que depende de você”, reflete ele, que, quando aporta em Portugal, não deixa de visitar o Santuário de Fátima. “É um lugar de muita paz e espiritualidade”, frisa.
O cantor e compositor se diz surpreso com a rapidez na venda dos ingressos para a turnê Luan Ao Vivo na Lua, resultado do DVD gravado por ele em julho do ano passado, em São Paulo. Os shows estão praticamente esgotados. O sertanejo se apresentará no Meo Arena. A seguir, os principais trechos da entrevista que ele concedeu ao PÚBLICO Brasil.
Os quatros shows desta turnê estão praticamente esgotados. O que o público verá de diferente, de especial no Luan na Lua?
Estou muito feliz e entusiasmado, de verdade. Quando me contaram que o primeiro show em Lisboa esgotou em duas horas, eu nem acreditei. Agora, com quatro datas praticamente esgotadas (tem poucos ingressos só para o dia 21. Todos os outros dias esgotaram em poucas horas), o coração está batendo forte demais. Portugal sempre me recebeu com um carinho fora do comum, e esse regresso é especial — não só pela quantidade de shows, mas pela conexão que construímos ao longo dos anos. Podem ter certeza que vou levar um espetáculo pensado nos mínimos detalhes, com emoção, tecnologia e muita entrega da minha turnê Luan na Lua. Estou contando os dias para reencontrar o público de Portugal.
Em 2022, Luan Santana liderou as paradas musicais em Portugal
Divulgação
Em 2022, você foi o artista mais ouvido em Portugal, e as suas músicas continuam no topo dos airplays e das rádios portuguesas. Como avalia isso?
Fico muito feliz com essa resposta do público. Gravei “Perigosa” e “Aquele Ex” na MEO Arena, em 2022. Foi uma experiência incrível e muito especial para mim e para todos que estavam presentes. Esses momentos ao vivo têm uma energia única, que fica na memória para sempre. Para agosto, estou preparando um show com um repertório que mistura os grandes sucessos com novidades e algumas surpresas guardadas a sete chaves. Devo gravar músicas em Portugal também. O objetivo é criar uma experiência inesquecível, para que cada fã sinta que aquele momento é só dele, que estamos todos juntos numa grande festa. Os portugueses sempre me acolheram com muito carinho, e eu quero retribuir essa energia com um espetáculo à altura do amor que recebo deles.
Você conhece bem Portugal, já teve oportunidade de visitar o país como turista? Tem alguma comida predileta?
Portugal sempre tem um lugar especial no meu coração, não só pela música, mas por tudo que o país oferece. Não dispenso uma visita ao Santuário de Fátima. É um lugar de muita paz e espiritualidade, que me ajuda a renovar as energias. E, claro, adoro pastel de nata. Não tem como resistir a essa delícia típica. Estou planejando fazer passeios em família e levar a minha filha Serena para que ela possa sentir a energia boa desta terra incrível também. Essa mistura de cultura, história e afeto faz parte do que torna Portugal tão especial, e quero que minha família possa viver isso comigo.
Shows de Luan Santana estão programados para o Meo Arena
Alisson Demétrio
A sua agenda de shows é extensa, você não para. Faz algum preparo físico?
A preparação para um show começa muito antes de subir ao palco. Fisicamente, eu cuido bastante da minha saúde. Faço exercícios diariamente, cuido da alimentação e, principalmente, da voz. A voz é o meu instrumento, então, tem todo um cuidado especial com aquecimentos vocais. Mas acho que o mais desafiador, muitas vezes, é o lado emocional. Cada show é único, com um público diferente, uma energia nova. Busco sempre me centrar, lembrar do porquê estou ali. Gosto de ter um momento meu antes de entrar no palco, de respirar fundo, agradecer e mentalizar tudo de bom. É como se fosse uma preparação espiritual também. E, claro, a equipe que me acompanha é fundamental nesse processo. São pessoas que me conhecem bem, que ajudam a manter tudo em equilíbrio — o corpo, a mente e o coração.
Como está sendo a paternidade? O que a Serena está lhe ensinando?
Depois que a Serena nasceu, muita coisa mudou dentro de mim. É como se uma nova luz tivesse se acendido. A minha visão do mundo, das minhas prioridades, da vida, tudo ganhou uma dimensão diferente. Passei a valorizar ainda mais os momentos simples, as coisas verdadeiras. Ser pai transforma a gente de um jeito profundo, faz você querer ser melhor não só para si mesmo, mas para essa nova vida que depende de você. A gente começa a pensar mais no futuro, a querer construir um mundo mais justo e cheio de amor, não só para a Serena, mas para todas as crianças. Essa mudança também reflete na minha música e no meu jeito de ser. Sinto que cresci como homem e como artista depois da chegada da minha filha.
#Ser #pai #transforma #gente #profundamente #diz #Luan #Santana #canta #Lisboa #Entrevista