Um sismo com uma magnitude de 6,2 graus na escala de Richter atingiu Istambul na manhã desta quarta-feira, pelas 12h49 locais, de acordo com a agência de gestão e resposta a catástrofes e emergências turca. Este foi um dos terramotos mais intensos a atingir a cidade nos últimos anos e aconteceu num dia de feriado nacional, o Dia Nacional da Soberania e da Infância.
O sismo, que teve pelo menos duas réplicas, levou muita gente a sair à rua à medida que o abalo atingia a cidade mais populosa da Turquia. Ainda não se sabe se o terramoto terá causado danos — as equipas de resposta a emergência estão a alertar as pessoas para que não entrem em prédios cuja estrutura tenha sido afectada. A emissora turca TGRT está a reportar pelo menos um ferido, uma pessoa que tentou saltar de uma varanda durante o sismo.
O epicentro terá sido a área de Silivri, no oeste de Istambul, com uma profundidade de 6,92 quilómetros, de acordo com a agência de emergências turca. Os Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) dão conta de um sismo de magnitude 6,2 registado a 10 quilómetros de profundidade, com epicentro ao largo do Mar de Mármara.
O ministro dos Transportes e Infra-estruturas turco Abdulkadir Uraloglu afirmou que, depois de uma primeira inspecção, não parece ter havido “danos” em “auto-estradas, aeroportos, comboios e metros”. Já o ministro do Interior Ali Yerlikaya confirmou que as suas equipas já iniciaram investigações no terreno.
De acordo com a CNN turca, o terramoto também foi sentido em Ancara, diz o autarca da capital turca. “O terremoto de magnitude 6,2 que aconteceu em Istambul também foi sentido em Ancara. Desejo o melhor a todas as pessoas afectadas pelo terramoto, especialmente aos residentes em Istambul”, escreveu Mansur Yavas nas redes sociais. Há relatos de se ter sentido também em Esmirna.
O facto de ser feriado – e de estar bom tempo – levou muita gente à rua mesmo antes de se sentir o abalo, o que poderá ter evitado vítimas.
De acordo com o Observatório de Protecção Civil do ISEC, instituto universitário em Lisboa, um terramoto com mais de 6 na escala de Richter é um considerado um tremor de terra forte que “pode ser destrutivo em áreas habitacionais num raio de 180 quilómetros”.
No início de 2023, a Turquia foi afectada por um sismo de grandes dimensões — com magnitude de 7,8 graus — que deixou um rasto de destruição no sul do país e no norte da Síria.
#Sismo #magnitude #atinge #Istambul #Turquia