Fernando Pires, icónico jogador do SC Braga, diz que «não há comparações possíveis» sobre o passado e o presente. «Presidente transformou o clube nos últimos 22 anos», assume. Metas que constam da recandidatura do líder são possíveis de alcançar, crê
Já depois de uma mão cheia de anos na formação, Fernando Pires esteve oito épocas na equipa principal do SC Braga. De 1986 a 1995 – apenas com uma temporada de interrupção, quando representou o Felgueiras (1987/1988) -, o antigo médio espalhou classe nos relvados nacionais, sendo, ainda hoje, o 20.º jogador com mais partidas (208) realizadas ao serviço do clube.
Estamos, pois, perante uma das vozes mais avalizadas da história do SC Braga para falarmos sobre o passado, o presente e o futuro. O ato eleitoral está marcado para o próximo dia 24 e António Salvador apresentou, ontem, o programa da sua recandidatura, onde constam objetivos bem definidos e que podem catapultar ainda mais os arsenalistas.
Presidente dos guerreiros do Minho revelou programa ambicioso para os próximos quatro anos; líder dos arsenalistas também pretende mais sócios e melhor assistência média no Estádio Municipal de Braga
A BOLA esteve à conversa com o emblemático capitão dos minhotos, que não esconde o orgulho que sente ao ver um clube moderno e com ambições ao mais alto nível.
«As diferenças relativamente ao meu tempo? São todas. Não há comparação. O presidente António Salvador transformou o clube nos últimos 22 anos. Está a ser feito um trabalho excecional e o legado ficará para sempre. Temos um estádio fabuloso, uma academia de excelência, um pavilhão altamente moderno para todas as modalidades, outro estádio só para o futebol feminino, ou seja, estamos a falar de uma era totalmente nova e que só é possível que seja realidade devido à visão do presidente», assume o antigo jogador.
Por entre as várias metas traçadas por Salvador para o próximo mandato está o título nacional. E Fernando Pires tem fé: «Creio mesmo que Salvador fará do SC Braga campeão. O clube tem uma estrutura altamente profissional, no futebol sénior e na formação, pelo que ao longo dos próximos quatro anos será possível vencer o campeonato. Os ditos três grandes têm orçamentos muito maiores, mas a competência pode fazer a diferença e superiorizar-se à vertente financeira.»
Fernando Pires tem uma ligação sentimental eterna ao clube e sublinha, tal como aconteceu no seu caso, que «o aproveitamento da formação é fundamental, não só para alimentar a equipa principal, como também para as mais-valias futuras com vendas».
E há ainda um outro dado que merece destaque ao ex-jogador: «A ligação cada vez mais forte da região ao clube. No meu tempo, 80 por cento dos bracarenses eram adeptos do Benfica. Hoje, e por via de um excelente trabalho junto da comunidade, nomeadamente nas escolas, os cidadãos naturais de Braga são do SC Braga. Mais um dos muitos méritos do presidente António Salvador.»
Depois de ter anunciado recentemente a recandidatura à presidência do SC Braga, o dirigente máximo dos arsenalistas faz um balanço dos últimos quatro anos no cargo. Em carta aberta enviada aos sócios do clube, diz que os dados anunciados «antecipam e projetam uma preparação firme para qualquer ambição futura»
O sócio Carvalhal não tem… ‘escolha’
Tal como consta na convocatória da Mesa da Assembleia Geral, «a apresentação de listas de candidatura será feita até quinze dias antes da data das eleições».
Até ao momento, apenas Salvador oficializou a intenção de se apresentar ao sufrágio do próximo dia 24 – que irá decorrer entre as 10 e as 19 horas, no Pavilhão Multiusos da Cidade Desportiva do SC Braga -, pelo que é expectável que concorra sozinho.
E o presidente (também) vai ter o voto… do treinador. Na passada sexta-feira, na conferência de Imprensa de antevisão ao jogo com o Santa Clara, Carlos Carvalhal, instando a pronunciar-se enquanto associado do clube, até promoveu, primeiro, largos sorrisos na sala de Imprensa, mas depois, mais a sério, foi claro: «Não há outro, portanto, vou ter de votar [risos]. Não, estou a brincar [risos]. Claro que o presidente tem feito um trabalho excecional, em princípio irei às urnas e com certeza que vai ter o meu voto.»
Está a apenas um triunfo de passar a ser o treinador com mais vitórias na história dos arsenalistas. Aliciante extra para o duelo com o Aves SAD. Tantos nomes de peso…
Sugestão de vídeo:
#Sonho #título #tributo #Salvador #meu #tempo #por #cento #dos #bracarenses #eram #adeptos #Benfica