Cultura
A casa de leilões vai leiloar o protótipo original da mala Hermès Birkin, que pertenceu a Jane Birkin. Considerada a mala mais cara do mundo, esta peça única marcou a cultura pop e tornou-se um símbolo da moda de luxo.
A Birkin original, a primeira criada pela Hermes para Jane Birkin em 1984, é exibida durante a antevisão de imprensa da Sotheby’s Luxury Week Sale na Sotheby’s Auctions em Nova Iorque, EUA, a 6 de junho de 2025.
Brendan McDermid / REUTERS
A casa de leilões Sotheby’s vai leiloar o protótipo original da icónica bolsa Hermès Birkin, que pertenceu à cantora e ícone da moda Jane Birkin. Aquela que é conhecida como a mala mais cara do mundo fará parte do leilão Paris Fashion Icons, que decorre entre 26 de junho e 10 de julho, em Paris.
O valor pelo qual a bolsa será leiloada não foi divulgado, mas Marganne Halimi, Diretora Global de Bolsas e Moda da Sotheby’s, refere que se trata de uma peça única, que marcou a cultura pop e se tornou um símbolo da moda de luxo.
“Não há dúvida de que a mala Birkin Original é verdadeiramente única – uma peça singular da história da moda que se tornou num fenómeno da cultura pop que assinala o luxo da forma mais refinada possível”, explica.
De acordo com a página oficial da Sotheby’s, o modelo que estará disponível no leilão corresponde ao protótipo oferecido a Jane Birkin e apresenta várias diferenças em relação aos exemplares que foram desenhados e vendidos posteriormente.
A icónica mala que revolucionou o mundo da moda
As origens da famosa “Birkin bag” remontam à década de 1980. Na altura, Jane Birkin, no auge da sua juventude,e Jean-Louis Dumas, então CEO da marca de luxo Hermès, viajaram juntos num voo da Air France. A cantora e atriz britânica queixou-se de não conseguir encontrar uma mala que satisfizesse as suas necessidades e onde pudesse transportar várias coisas ao mesmo tempo.
Jean-Louis Dumas não perdeu tempo e decidiu desenhar uma mala especialmente para Jane Birkin, a quem pediu autorização para usar o seu nome como designação da bolsa.
A mala deixou rapidamente de ser apenas um acessório para se tornar num símbolo da cultura pop, do luxo e, sobretudo, do estatuto social.
Ao longo dos anos, e graças ao prestígio de Jane Birkin no mundo das celebridades, a mala foi assumindo diferentes formatos e cores, ao mesmo tempo que o seu preço aumentava, tornando-se quase inacessível para a carteira da maioria das pessoas.
A cantora e atriz Jane Birkin morreu em 2023, aos 76 anos. A estrela anglo-francesa ficou conhecida pelo relacionamento com o cantor e compositor francês Serge Gainsbourg, com quem gravou a música “Je T’aime”.
#Sothebys #vai #leiloar #bolsa #original #Hermès #Birkin #pertenceu #Jane #Birkin