Não havia ambiente para mais. O programa original do sorteio das competições profissionais para 2025-26 era para ter música e prémios e bebidas para todos e ter uma duração bastante superior, mas a tragédia que vitimou Diogo Jota e o seu irmão André numa auto-estrada em Espanha esvaziou a cerimónia desta sexta-feira de quase tudo o que era acessório.
Cumpriu-se no Arena Liga Portugal o essencial, o sorteio, e a combinação de números que Maniche tirou ditou que o Sporting irá iniciar a sua campanha pelo tricampeonato fora, frente ao Casa Pia, e que o primeiro “clássico” será logo à quarta jornada, em Alvalade, entre os “leões” e o FC Porto.
Será, então, em Rio Maior, casa emprestada dos “gansos” por mais uma temporada, que os “leões” irão entrar no campeonato, na segunda semana de Agosto, para defender o estatuto de bicampeões nacionais – já se sabia que a equipa de Rui Borges ia jogar fora na primeira jornada. Já o Benfica, também já sabia que ia jogar a ronda inaugural em casa e vai fazê-lo frente ao Rio Ave.
O sorteio ditou ainda que o primeiro jogo de Francesco Farioli como treinador do FC Porto (ainda não é oficial, mas ele já aterrou na Invicta) será no Dragão, com o Vitória de Guimarães. Quanto ao Sp. Braga, que também vai estrear um treinador, o ex-adjunto de Guardiola Carlos Vincens, vai começar em casa, frente a um dos promovidos, o Tondela. Por falar em regressados à I Liga, o Alverca, que esteve 21 anos longe do futebol de primeira, vai abrir a época no Minho, com o Moreirense.
Se, na temporada passada, houve um derby na penúltima jornada que ajudou a clarificar as contas do título, desta vez não haverá nenhum em fase tão adiantada da época. Já dissemos que “leões” e “dragões” protagonizam o primeiro grande clássico na quarta ronda (que se repete no Dragão na 21.ª jornada, já em Fevereiro de 2026), o Benfica terá o seu primeiro clássico no Dragão, com o FC Porto, na 8.ª jornada no início de Outubro (repete na 25.ª ronda na Luz).
Será na Luz o primeiro grande derby de Lisboa, à 13.ª jornada, com Alvalade a receber mais um capítulo da rivalidade na segunda volta à 30.ª ronda.
Antes de começarem os campeonatos, haverá um derby lisboeta a contar para a Supertaça, que será a 31 de Julho, no Estádio do Algarve. Da parte do Benfica, houve uma reacção de um dos seus vice-presidentes, Sílvio Cervan, que se queixou do menor tempo de férias dos “encarnados” para sustentar as suas críticas à Federação Portuguesa de Futebol pelo agendamento da competição – é que o Benfica, que esteve no Mundial de Clubes, ainda não voltou ao trabalho e, depois da Supertaça, terá, cinco dias depois, a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
“O Benfica é a equipa que tem como prémio ter menos férias para os seus jogadores e de preparar a Supertaça. Querem fazer quadros competitivos capazes, mas depois é assim que trabalham e tratam os que melhor fazem pelo futebol português. Competência não é falar, é saber agendar e saber programar. O Benfica lamenta que seja assim, que seja no dia 31, mas vai lá estar para tentar ganhar”, referiu o dirigente “encarnado”.
Na cerimónia ficou igualmente definido o emparelhamento dos quartos-de-final da Taça da Liga, uma competição que engloba os seis primeiros da I Liga e os dois primeiros da II Liga em 2024-25. Assim, os quatro jogos, agendados para os últimos dias de Outubro, serão os seguintes: Sp. Braga-Santa Clara, FC Porto-Vitória, Benfica-Tondela e Sporting-Alverca.
Uma divisão abaixo, na II Liga, o Lusitânia de Lourosa, um estreante absoluto na competição, vai abrir a época na Madeira, com o Marítimo. Quando ao outro promovido da Liga 3, o Sporting B, vai fazer uma curta viagem até Torres Vedras para defrontar o Torreense. O Farense, único dos despromovidos da I Liga (o Boavista não conseguiu cumprir os requisitos para se inscrever e, em princípio, vai competir na Liga 3), vai a Oliveira de Azeméis defrontar a Oliveirense, equipa que beneficiou da crise boavisteira para se manter no escalão.
Notícia corrigida: o clássico que acontece à quarta jornada é entre Sporting e FC Porto
#Sporting #abre #Casa #Pia #primeiro #clássico #quarta #jornada #Futebol