Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Desporto > Sporting: estatística de Rui Borges no polígrafo

Sporting: estatística de Rui Borges no polígrafo

Treinador leonino enumerou vários dados estatísticos para rebater algumas críticas feitas à equipa. A BOLA verifica se tudo bate certo

O empate com o SC Braga abriu debate no universo leonino sobre a forma como o Sporting joga, a maneira como a equipa muitas vezes se apresenta em campo sem o domínio/controlo dos jogos e a forma como consentiu já, em mais de uma ocasião, que os adversários marcassem perto do final, anulando a vantagem leonina — foi assim, por exemplo, nos empates com o Aves SAD (2-2), com o FC Porto (1-1) e com os minhotos (1-1). A questão da posse de bola foi mesmo muito debatida após o empate de segunda-feira em Alvalade com os arsenalistas, na jornada 28, resultado que permitiu ao Benfica isolar-se no 1.º lugar do campeonato, relegando os verdes e brancos para o 2.º lugar. Rui Borges destacou alguns dados estatísticos, tentando desmistificar os comentários da última semana. A BOLA ajuda a perceber e a confirmar ou corrigir as referências do treinador.

«A posse é muito subjetiva», começou por ressalvar Rui Borges mas logo avançando: «Penso que somos a segunda equipa com mais posse no campeonato.» Ora, neste particular, o técnico foi preciso. Socorrendo-nos dos dados do Sofascore, os leões aparecem no segundo lugar. A diferença para o líder deste ranking da Liga Portuguesa não é muita mas existe: os dragões apresentam 62 por cento de média por jogo, os leões 60,8 por cento. Em terceiro lugar surge o Benfica, com 59,3 por cento. O top-5 encerra com Vitória de Guimarães (57%) e SC Braga (56,7).

«A média da posse, desde a era Rui Borges, é 53 ou 54 por cento», disse ainda o treinador que, recorde-se, substituiu João Pereira no dia 26 de dezembro, antes do dérbi com o Benfica que os leões venceram por 1-0 na 16.ª jornada.

O treinador dos verdes e brancos avançou no terreno de jogo para rematar à baliza, mas desta vez falhou o alvo. Por pouco, mas falhou, porque também de acordo com os dados do Sofascore, é o Benfica a equipa da Liga que mais acerta na baliza, sete vezes por jogo. O Sporting não está longe, está no 2.º lugar, com 6,8. O FC Porto fecha o pódio com 5,5. SC Braga (4,9) e V. Guimarães (4,6) surgem a seguir. «Somos a equipa que mais remates faz enquadrados com a baliza do adversário e somos a equipa que menos remates enquadrados deixa o adversário fazer», foi a declaração de Rui Borges.

O técnico leonino falou também de passe, garantindo que o Sporting é a equipa «com mais eficiência» neste capitulo. Neste caso… fez golo.

Realmente, com 87,9 por cento, os leões são, segundo o Whoscored — este item não estava disponível no Sofascore — quem mais eficiência tem neste capítulo, seguidos por FC Porto (86,1%), Benfica (85%), Vitória de Guimarães (83,5) e SC Braga (83,4%).

«Somos, penso, a segunda ou terceira equipa que mais ações defensivas tem no meio do campo ofensivo», avisou ainda Rui Borges sobre um capítulo mais específico do jogo. «Isto responde a tudo», rematou o treinador leonino.

#Sporting #estatística #Rui #Borges #polígrafo

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *