Minhotos não tiveram um único remate enquadrado e perderam o quinto lugar da Liga para o Santa Clara. Guarda-redes foi o melhor da sua equipa e companheiros para a frente da linha defensiva não ajudaram o suficiente
A figura do Vitória de Guimarães: Bruno Varela (nota 6)
Numa partida em que foram quase nulas as oportunidades dos minhotos, o destaque foi claramente para o guarda-redes, que foi evitando o primeiro do encontro. Bruno Varela fez algumas boas intervenções, incluindo num um para um com Viktor Gyokeres, deixando tudo em aberto ao intervalo, mas na segunda parte nada podia fazer no golo de Pote, embora não tenha ficado muito bem na fotografia no tento do sueco.
O Vitória de Guimarães entrou para este jogo sabendo que dependia de si próprio para continuar no quinto lugar, mas a verdade é que o Santa Clara roubou essa posição na última jornada, apesar dos esforços de Bruno Varela em evitar o desaire em Alvalade (0-2).
O Sporting controlou a primeira parte e os vimaranenses permitiram que isso acontecesse, baixando um pouco as linhas e tentando partir para o contra-ataque, mas sem sucesso. Nos primeiros minutos até aconteceram dois erros, um dos centrais e depois uma má saída da baliza de Varela, que resultou em remates de Geny e Inácio, respetivamente, mas o golo não surgiu.
Na primeira parte, os minhotos tiveram muitas dificuldades em ligar jogo, com Tiago Silva a tentar ir buscar a bola perto da linha defensiva e com João Mendes a tentar fazer a ligação na frente com os colegas de ataque, mas eram raras as ocasiões em que isso acontecia. Prova disso é o facto do primeiro e único remate nos 45 minutos ter sido aos 36′, por Nélson Oliveira, fraco e diretamente para fora.
O primeiro golo do encontro surgiu apenas na segunda parte, por Pedro Gonçalves, e a defesa do Vitória ficou aos papéis com a excelente jogada coletiva leonina, iniciada por Eduardo Quaresma, a romper o meio-campo. A partir daí começaram a arriscar um pouco mais, até pelo resultado do Santa Clara, mas nem conseguiram enquadrar um remate na baliza de Rui Silva.
Autor do primeiro golo leonino frente ao V. Guimarães não escondeu a felicidade pela conquista do campeonato
Parecia que Viktor Gyokeres podia ter ficado em branco e a culpa disso foi o bom trabalho defensivo da defesa forasteira, destacando Borevkovic, que tirou o pão da boca do sueco em algumas ocasiões, evitando que rematasse num um para um. Quando não era o croata, estava lá Bruno Varela, mas a verdade é que o avançado lá celebrou o 39.º golo da temporada e fechou as contas do encontro, numa jogada em que tanto o defesa como o guarda-redes podiam ter feito melhor.
Avançado sueco arriscou e falou em bom português
As notas dos jogadores do Vitória de Guimarães: Varela (6); Maga (5), Borevkovic (6), Villanueva (5) e João M. Mendes (5); Beni (4), Tiago Silva (5) e João Mendes (4); Arcanjo (4), Nélson Oliveira (4) e Gustavo (4); Nuno Santos (5), Vando Félix (4), Jesús Ramirez (4), Bruno Gaspar (-) e Marco Cruz (-)
Sugestão de vídeo:
#SportingV #Guimarães #Nem #Varela #impediu #bicampeonato #notas #dos #jogadores #Guimarães