Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Tecnologia e Ciência > Startup portuguesa Litehaus criou o primeiro agente de inteligência artificial para o sector da construção de casas

Startup portuguesa Litehaus criou o primeiro agente de inteligência artificial para o sector da construção de casas

Com o objetivo de construir casas mais sustentáveis e com custos controlados através da impressão 3D, a startup portuguesa Litehaus criou o primeiro agente de inteligência artificial nativo direcionado ao sector da construção. A plataforma promete simplificar “radicalmente” a construção de uma casa, facilitando a comunicação entre os construtores, arquitetos, bancos e os proprietários dos terrenos. O sistema inteligente integrado automatiza e agiliza as diferentes fases do processo, ajudando os utilizadores em todas as etapas, desde o planeamento à execução.

Segundo a Litehaus, esta ferramenta está a ser desenvolvida com base em modelos de linguagem de última geração, integrando tecnologias de terceiros e funcionalidades criadas internamente. As ferramentas foram adaptadas às complexidades específicas da arquitetura e da construção, para que se tomem decisões mais rápidas, práticas e inteligentes. 

De recordar que a startup assumiu a construção da primeira casa em Portugal recorrendo à impressão 3D, instalada em Portela da Vila, em Torres Vedras. Neste projeto, a Litehaus utilizou tecnologias de inteligência artificial para a fase inicial da criatividade e projeção. Para a edificação da habitação foi utilizada a impressão 3D, concentrando-se sobretudo nas paredes. A tecnologia permite à empresa produzir até 45 metros quadrados de paredes em apenas 20 horas.

Veja na galeria imagens das casas 3D da Litehaus:

Relativamente ao novo agente de IA nativo para o sector da construção, este surge para acompanhar a ferramenta de orçamentação “Get a Quote in 2 Minutes” lançada em julho, disponível no website da empresa. Através desta, os utilizadores podem estimar rapidamente o custo da construção da sua casa. A empresa diz que em algumas semanas foram já gerados 640 orçamentos, correspondentes a mais de 125 milhões de euros em projetos de construção. 

A partir de outubro, os utilizadores vão poder encontrar o construtor mais adequado ao seu projeto, fazer o pedido de financiamento aos bancos, tratar das licenças e aprovações com as autoridades locais e também descobrir o terreno ideal para a construção, combinando as duas soluções da startup numa única plataforma web. Segundo Thibault Launay, cofundador da Litehaus, a empresa está a “reinventar completamente a forma como se constroem casas em Portugal. Estamos a usar tecnologia e Inteligência Artificial para tornar a construção de uma casa tão simples quanto a sua compra”. 

A Litehaus conta com sede em Portugal e opera nos mercados da Espanha, Estónia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, mas com um foco principal no mercado ibérico. Espera em breve expandir a sua rede de fábricas parceiras, para corresponder à crescente procura de habitações nesses mercados. Em Portugal, a Litehaus tem uma parceria com a ComparaJá, ligando a startup a 10 dos principais bancos nacionais para facilitar o financiamento dos projetos. Tem um programa de lançamento com 100 arquitetos colaboradores no desenvolvimento contínuo da plataforma e na validação da aplicação no terreno. 

Equipa Litehaus” data-title=”Equipa Litehaus – Startup portuguesa Litehaus criou o primeiro agente de inteligência artificial para o sector da construção de casas – Tek Notícias”> Equipa Litehaus
Equipa Litehaus

A nível global, a startup tem parceria com 15 empresas de construção, sendo oito portuguesas. A Litehaus tem uma equipa de 15 colaboradores, com formação em arquitetura, engenharia de software, IA e construção. Recentemente obteve uma ronda de investimento de 1,46 milhões de euros, com participação de fundos da Explorer Investments em Portugal e o Cornerstone VC do Reino Unido. Com este capital, a startup pretende acelerar o desenvolvimento tecnológico e alargar a rede de parcerias de fábricas de construção tradicional e modular. 

Anteriormente, a Litehaus já tinha partilhado a estratégia de incorporar a sua tecnologia e sustentabilidade no sector imobiliário premium, com o objetivo de construir 100 casas por ano em Portugal, recorrendo à impressão 3D. As construções são 70% mais rápidas, reduzindo custos, traduzindo-se em 20% mais baratas. 

#Startup #portuguesa #Litehaus #criou #primeiro #agente #inteligência #artificial #para #sector #construção #casas

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *