Mundo
Tempestade poderá condicionar viagens seja de comboio, ferry ou voos aéreos. É a sexta tempestade com nome da época 2024/25, e a primeira desde janeiro.
Alastair Grant
O Reino Unido está esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à tempestade Floris. Os fortes ventos poderão causar o abalo de árvores que, consequentemente, podem afetar as vias de trânsito.
De acordo com o que foi avançado pela BBC, são esperados ventos intensos com rajadas superiores a 80km/h, ao longo das costas expostas e terrenos elevados, principalmente para a Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales e norte da Inglaterra.
Matt Taylor, meteorologista, aponta que os ventos mais fortes estarão nas Ilhas Ocidentais e no norte da Escócia continental, mas haverá rajadas que poderão superar os 100 km/h em grande parte da Escócia, do Cinturão Central em direção ao norte.
O instituto de meteorologia britânico (Met Office) emitiu avisos para potencial perigo de vida, face à passagem da tempestade. O instituto previu danos a edifícios, litorais e árvores devido às condições da tempestade. O Met Office alerta sobre o perigo de detritos voadores e grandes ondas em áreas costeira.
Alguns voos, comboios e ferrys foram cancelados e as viagens foram desaconselhadas. A norte de Newcastle, a London North Eastern Railway já anunciou que não irá operar, já a Scotrail colocou uma restrição de velocidade de 80 km/h e a Avanti West Coast aconselhou os clientes a não viajarem para o norte de Preston.
Para além dos ventos fortes, prevê-se que a chuva forte venha de oeste, atingindo a Irlanda antes de chegar à Grã-Bretanha e cobrindo a maior parte da Escócia.
A tempestade Floris é a sexta tempestade com nome da temporada 2024/25, e a primeira desde janeiro, segundo a BBC.
#Tempestade #Floris #deixa #Reino #Unido #alerta