Desporto
Apesar do sucesso europeu e de quebrar um jejum de 17 anos sem títulos, o desempenho decepcionante na Premier League, com o clube terminando em 17.º lugar, levou à decisão crítica.
Paul Childs // Reuters
O Tottenham surpreendeu o mundo do futebol ao anunciar, esta sexta-feira, a demissão do treinador australiano Ange Postecoglou, apenas duas semanas e meia após conquistar a Liga Europa, quebrando assim um jejum de 17 anos sem títulos.
Em comunicado oficial, os ‘spurs’ justificam a decisão com uma “análise das performances” e uma “reflexão significativa”, resultando no despedimento do técnico de 59 anos. Postecoglou tinha assumido o comando do clube há duas temporadas após deixar o Celtic, em que conquistou vários títulos.
Apesar de ter guiado os ‘spurs’ até à conquista de seu primeiro troféu em 16 anos, o sucesso na Liga Europa e nas meias-finais da Taça da Liga não foi suficiente para salvar o trabalho do treinador, especialmente depois da performance desapontante na Premier League, em que o Tottenham terminou na 17.ª posição, apenas acima da zona de descida, com 38 pontos – a pior classificação desde 1976/77.
A trajetória de Postecoglou no Tottenham foi marcada por 47 vitórias, 15 empates e 39 derrotas, num total de 101 jogos. Durante sua carreira, o australiano também somou cinco títulos no Celtic, incluindo dois campeonatos escoceses, e triunfos em outras ligas, como o campeonato australiano com o Brisbane Roar e o Campeonato Japonês com o Yokohama Marinos. Além disso, conquistou a Taça Asiática de 2015 pela Austrália.
Postecoglou, que chegou ao Tottenham com um contrato válido até junho de 2027, deixa o clube londrino após um breve, mas conturbado, período. Mesmo com o título da Liga Europa garantindo a qualificação direta para a Liga dos Campeões, a instabilidade no campeonato inglês e a fraca posição na tabela foram determinantes para o seu despedimento.
#Tottenham #demite #Postecoglou #duas #semanas #meia #depois #vencer #Liga #Europa