Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Desporto > Três portugueses concluíram este ano a Maratona do Evereste – Record Running

Três portugueses concluíram este ano a Maratona do Evereste – Record Running



José Maria Garcia conseguiu registar o melhor tempo de um atleta luso


Dois anos depois de Pedro Queirós, a Maratona do Evereste voltou a ter presença portuguesa. E a triplicar. José Maria Garcia foi o melhor do trio luso, ao terminar a exigente maratona (com início no Everest Base Camp, a 5.364 metros de altitude) em 7:08:33 horas na 43.ª posição, ao passo que João Mário da Costa foi 94.º (8:33:31) e António Lobo de Vasconcellos 146.º, com 10:10:38 horas. Ao todo concluíram a 200 atletas de um total de 215 inscritos.


José Maria e António tinham a particularidade de serem primos e terem abraçado este desafio juntos, algo que tornou o desafio mais especial. “Esta não é apenas uma maratona, é uma jornada de superação que partilhámos em família”, afirmou José Maria Garcia, que passou 11 a caminhar por entre vales, montanhas e glaciares, aclimatizando-se às condições extremas antes da prova. Tiveram o privilégio de passar duas noites no Everest Base Camp, situado no glaciar de Khumbu, uma experiência geralmente reservada a alpinistas.


“Os 11 dias de trekking para aclimatação, o frio extremo, a radiação solar intensa e a altitude implacável tornaram esta prova única e incrivelmente desafiante. Atingir o melhor tempo português é um orgulho enorme, mas partilhar este momento com o meu primo torna tudo ainda mais especial”, assumiu. “Mais do que um feito desportivo individual, foi uma experiência de resiliência e superação pessoal que vivemos juntos. Esperamos que a nossa história inspire outros portugueses a sair da sua zona de conforto e a perseguir os seus sonhos, seja nas montanhas do Nepal ou no seu dia a dia, e que valorizem o apoio da família e dos amigos nos momentos de desafio”.


Sobe para 5 o número de portugueses que já concluíram este desafio extremo, que testa a resistência física e mental dos atletas como nenhuma outra corrida, com condições climáticas extremas, ar rarefeito e terrenos traiçoeiros. Além do trio deste ano, terminaram esta prova João Neto (2022) e Pedro Queirós (2023).

Por Record



#Três #portugueses #concluíram #este #ano #Maratona #Evereste #Record #Running

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *