Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Trump e Putin discutem no Alasca o futuro da guerra na Ucrânia | Guerra na Ucrânia

Trump e Putin discutem no Alasca o futuro da guerra na Ucrânia | Guerra na Ucrânia

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprimentou o Presidente russo, Vladimir Putin, com um aperto de mão caloroso antes da cimeira de alto risco no Alasca, esta sexta-feira, que poderá determinar se é possível alcançar um cessar-fogo na guerra mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Trump desembarcou do avião presidencial, o Air Force One, e aguardou Putin na pista. Os dois trocaram cumprimentos e sorrisos. Aviões norte-americanos F-22 foram posicionados de cada lado do tapete vermelho.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, que não foi convidado para as conversações, e os seus aliados europeus receiam que Trump possa trair a Ucrânia, congelando essencialmente o conflito com a Rússia e reconhecendo — ainda que apenas de forma informal — o controlo russo sobre um quinto do território ucraniano.

Trump procurou dissipar essas preocupações antes de embarcar no Air Force One, afirmando que deixaria à Ucrânia a decisão sobre eventuais trocas territoriais. “Não estou aqui para negociar pela Ucrânia, estou aqui para os levar à mesa”, disse.

Questionado sobre o que consideraria um sucesso no encontro, afirmou aos jornalistas: “Quero ver um cessar-fogo rapidamente… Não vou ficar satisfeito se não for hoje… Quero que a matança pare.”

Trump será acompanhado na reunião com Putin pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo seu enviado especial para a Rússia, Steve Witkoff, informou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

Na reunião bilateral alargada subsequente, juntar-se-ão ainda a Trump o secretário do Tesouro, Scott Bessent, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, o secretário da Defesa, Pete Hegseth, e a chefe de gabinete, Susie Wiles, acrescentou Leavitt.

Os responsáveis russos que acompanharão Putin nas conversações com a delegação norte-americana serão o assessor de política externa, Yury Ushakov, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, adiantou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à CNN.

A mudança de formato é significativa, uma vez que, inicialmente, o encontro entre as partes seria bilateral.

Tanto Putin como Trump evitaram responder a perguntas sobre se irão alcançar um cessar-fogo na Ucrânia à sua chegada à sala de conferências, decorada com bandeiras russas e norte-americanas. A reunião decorre à porta fechada.

Peskov tinha informado anteriormente que às comitivas russa e norte-americana esperam horas intensas em Anchorage, com pelo menos “entre seis e sete horas” de trabalho, dada a “grande quantidade de eventos programados” entre os acompanhantes de ambos os líderes.

O enviado especial russo Kirill Dmitriev descreveu o clima pré-cimeira como “combativo” e disse que os dois líderes discutiriam não só a Ucrânia, mas todo o espectro das relações bilaterais, informou a agência de notícias russa RIA.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que esta cimeira deveria abrir caminho para uma “paz justa” e para conversações a três que o incluíssem, lamentando que a Rússia, mesmo no dia das negociações, continuasse a a atacar território da Ucrânia.

#Trump #Putin #discutem #Alasca #futuro #guerra #Ucrânia #Guerra #Ucrânia

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *