Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Trump e Zelensky têm encontro “muito produtivo” no Vaticano | Guerra na Ucrânia

Trump e Zelensky têm encontro “muito produtivo” no Vaticano | Guerra na Ucrânia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, encontrou-se com o homólogo norte-americano, Donald Trump, durante alguns minutos à margem do funeral do Papa Francisco, este sábado de manhã na Cidade do Vaticano, em Roma.

Não foi feita qualquer declaração nem são conhecidos os pormenores da conversa que durou cerca de 15 minutos, mas, de acordo com a Casa Branca, o encontro foi “muito produtivo”. Mais detalhes serão revelados mais tarde, segundo o director de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, e é possível que os dois voltem a reunir-se após o funeral.

Já se sabia que os dois líderes estariam em Roma para marcar presença na despedida ao chefe da Igreja Católica, que morreu esta semana aos 88 anos.

Além de Trump e Zelensky, estão na capital italiana vários líderes mundiais, como o Presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, ou o Presidente brasileiro, Lula da Silva.

O breve encontro entre Trump e Zelensky acontece após um novo período de tensão entre os dois líderes. Ao longo da semana, o Presidente norte-americano criticou Zelensky pelas suas objecções à proposta apresentada pela Rússia para um cessar-fogo, que inclui o congelamento da linha da frente na sua configuração actual, o reconhecimento pelos EUA da anexação da Crimeia e o veto à entrada da Ucrânia na NATO.

Para as autoridades ucranianas, estes termos são inaceitáveis e Zelensky insistiu na necessidade de um cessar-fogo sem pré-condições.

Através de uma mensagem furiosa nas redes sociais, Trump criticou Zelensky por estar a pôr obstáculos à paz, disse que a Crimeia estava perdida e aumentou a pressão sobre Kiev para aceitar um acordo que é visto como uma grande concessão à Rússia. Os aliados europeus da Ucrânia consideram que um encontro amigável no Vaticano pode suavizar a tensão entre os dois líderes, segundo o Kyiv Independent.

Nos últimos dias, Trump também elevou o tom com a Rússia depois de um dos mais graves ataques aéreos contra Kiev, no qual morreram dez pessoas e 90 ficaram feridas.

Entre ameaças de abandonar o processo diplomático, o Presidente norte-americano tem mostrado optimismo em relação à possibilidade de vir a ser alcançado um acordo de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia brevemente. Na sexta-feira, o Presidente russo, Vladimir Putin, recebeu pela quarta vez o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, para uma reunião de três horas que foi elogiada pelos governos dos dois países.

A última ocasião em que Trump e Zelensky estiveram juntos pessoalmente foi em Fevereiro, durante um encontro na Casa Branca que terminou de maneira abrupta depois de uma discussão pública entre os dois líderes durante a qual o Presidente norte-americano disse que o homólogo ucraniano era ingrato por não agradecer devidamente a ajuda prestada pelos EUA.

#Trump #Zelensky #têm #encontro #muito #produtivo #Vaticano #Guerra #Ucrânia

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *