Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Notícias gerais > Trump está em excelente saúde e tem colesterol elevado controlado | EUA

Trump está em excelente saúde e tem colesterol elevado controlado | EUA

O Presidente Donald Trump continua com excelente saúde e tem o colesterol elevado “bem controlado”, de acordo com o médico da Casa Branca e capitão da Marinha, Sean Barbella. O relatório foi conhecido este domingo, dois dias após Trump ter sido alvo de um exame físico anual.

O relatório é a informação mais detalhada sobre a saúde de Trump, 78 anos, desde que ingressou em Janeiro na Casa Branca como a pessoa mais velha a alguma vez assumir a presidência dos Estados Unidos.

“O Presidente Trump exibe excelente saúde física e cognitiva e está em condições para executar os deveres de chefe de Estado”, escreveu Barbella no relatório.

O documento dá conta que Trump tem um historial de colesterol elevado “bem controlado” e está a tomar duas medicações para isso. É ainda dado conta de uma cicatriz na orelha direita, resultado do tiro disparado contra o então candidato num evento na Pensilvânia em 2024. O relatório detalha que a audição não foi afectada.

A campanha de Trump publicou um boletim após a tentativa de homicídio em que adiantou que as lesões tinham sido superficiais.

“Correu, acho eu, bem. [Fiz] Cada teste que consigam imaginar, estive lá durante muito tempo, o exame anual”, disse Trump aos repórteres a bordo do Air Force One esta sexta-feira após o exame. “Acho que me saí bem”.

O boletim assinado por Barbella faz também referência ao historial de Trump com a covid-19. O Presidente norte-americano foi hospitalizado após uma luta intensa contra o vírus em Outubro 2020, durante a tentativa de reeleição.

Dá-se conta que Trump toma dois medicamentos para controlar o colesterol – rosuvastatin e ezetimibe, nomes genéricos para as medicações Crestor e Zetia –, usando um creme de mometasona e aspirina para controlar a rosácea, uma doença que pode causar vermedilhão na cara.

Vacinas em dia

O relatório também refere que Trump recebeu todas as vacinas recomendadas. No passado, Trump espalhou afirmações posteriormente desmascaradas sobre ligações entre as vacinas e o autismo, frequentemente mencionadas pelo seu Director-geral da Saúde.

O Secretário dos Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr. também lançou dúvidas sobre a segurança e a eficácia das vacinas durante um grande surto de sarampo em curso nos EUA, contrariamente ao estabelecido pela ciência, mas também afirmou que a vacina é a melhor forma de impedir a propagação do vírus.

Trump disse aos jornalistas que fez um teste cognitivo porque queria “ser um pouco diferente” do seu antecessor, o antigo Presidente Joe Biden, actualmente com 82 anos. Trump obteve 30 pontos em 30 no teste, conhecido como teste de Montreal, pode ler-se no comunicado.

Trump procurou estabelecer um contraste com Biden durante a sua campanha presidencial do ano passado, apresentando-se como mais jovem e em forma do que o adversário. Uma actuação desastrosa de Biden no debate do ano passado levantou questões sobre a sua acuidade e acabou por o obrigar a abandonar a corrida Presidencial.

Os médicos de Biden consideraram-no repetidamente apto para servir, mas vários livros publicados nos últimos meses levantaram questões sobre a sua aptidão mental nos seus últimos meses na Casa Branca.

#Trump #está #excelente #saúde #tem #colesterol #elevado #controlado #EUA

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *