Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Trump propõe venda de vistos dourados por cinco milhões de dólares | EUA

Trump propõe venda de vistos dourados por cinco milhões de dólares | EUA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs esta terça-feira a substituição do actual visto para investidores estrangeiros por um “cartão dourado”, a ser vendido por cinco milhões de dólares (cerca de 4,8 milhões de euros), que permitiria a posterior obtenção de cidadania norte-americana.

Os Estados Unidos mantêm desde 1990 o programa de vistos EB-5, que atribui a cidadãos estrangeiros uma autorização de residência (conhecida como green card, inglês para “cartão verde”) mediante um investimento de um milhão de dólares que resulte na criação ou preservação de empregos, ou de apenas meio milhão de euros no caso de investimento em regiões economicamente desfavorecidas do país – um mecanismo com algumas semelhanças com os antigos vistos gold portugueses. Ou seja, o futuro “cartão dourado” irá requerer uma soma de dinheiro cinco ou dez vezes superiores aos valores actuais.

O EB-5 permite, a prazo, o acesso à cidadania norte-americana, e é muito procurado por estrangeiros com elevada capacidade económica. O programa tem, no entanto, sido alvo de críticas devido à associação a vários casos de fraude (a família de Jared Kushner, genro de Trump, foi investigada por suspeitas relacionadas com a angariação de investimentos de cidadãos estrangeiros ao abrigo do EB-5, aplicados depois na cidade de Nova Iorque e nos seus arredores), de lavagem de dinheiro e até da possível ligação de certos beneficiários aos serviços secretos de países adversários dos Estados Unidos, como a China ou o Irão.

Trump pretende agora substituir o EB-5 por um “cartão dourado” que poderá ser adquirido tanto por indivíduos, como por empresas, abrindo também por esta via a porta à potencial substituição de alguns tipos de visto de trabalho actualmente em vigor. A associação do visto a um investimento gerador de postos de emprego parece deixar de existir.

“Vamos vender um cartão dourado”, disse Trump aos jornalistas na Sala Oval. “Vamos vendê-lo por cerca de cinco milhões de dólares”, continuou.

“Vai conceder privilégios de cartão verde plus. Vai ser uma via para a cidadania [norte-americana], e pessoas ricas virão para o nosso país comprando este cartão”, disse Trump, que acrescentou que os detalhes do novo programa serão divulgados dentro de duas semanas.

Questionado por um jornalista na Casa Branca, o Presidente norte-americano admitiu que oligarcas russos possam vir a adquirir os ditos cartões dourados. “Sim, possivelmente. Conheço alguns oligarcas russos que são pessoas muito simpáticas”, disse Trump.

#Trump #propõe #venda #vistos #dourados #por #cinco #milhões #dólares #EUA

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *