Guerra Rússia-Ucrânia
O Presidente norte-americano tinha dito, na semana passada, que Kiev tinha que dar uma resposta, no máximo, até esta quinta-feira. Trump deixou agora cair este prazo, depois de, na terça-feira, Zelensky ter afirmado que está pronto para avançar.
Loading…
Donald Trump recuou e diz que, afinal, não há um prazo definido para o acordo de paz na Ucrânia.
“Não tenho um prazo. (…) O prazo, para mim, é quando tudo acabar e eu achar que estão todos cansados de lutar”, disse.
O Presidente norte-americano disse ainda que as conversações estão no bom caminho e que Kiev está “bastante satisfeito” com o rumo que as negociações estão a tomar.
“Estamos a fazer progressos”, revelou.
Questionado sobre se Zelensky irá deslocar-se a Washington D.C., Trump afirmou que gostava que isso acontecesse, mas que o objetivo principal é chegar a um acordo.
Na terça-feira, o Presidente ucraniano fez saber que “está pronto” para avançar. O conselheiro nacional de segurança da Ucrânia, Rustem Umerov, revelou estar otimista de que Zelensky poderá deslocar-se aos EUA até ao fim de novembro para finalizar o acordo, ou seja, até domingo.
Falta, contudo, a posição da Rússia a este entendimento. Na manhã de terça-feira, em conferência de imprensa a partir de Abu Dhabi, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, afirmou que embora a Rússia “aprecie a posição dos EUA”, Moscovo “opera profissionalmente, sem fugas de informação antes dos acordos formais serem firmados”.
#Trump #recua #afinal #não #há #prazo #para #acordo #paz #Ucrânia