Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Um programa para aprender os 12 passos para o sucesso no mundo do empreendedorismo | Empreendedorismo

Um programa para aprender os 12 passos para o sucesso no mundo do empreendedorismo | Empreendedorismo

Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.

Começar uma empresa ou um negócio é, para a maior parte das pessoas, seguir por um caminho novo, sem pontos de referência claros que possam indicar se o empreendedor está no caminho certo ou em direção à falência. Não há uma ciência exata e que tenha o poder de uma bola de cristal, o que significa que é bem difícil saber o que fará sucesso até o momento em que se coloca a mão na massa. Para ajudar quem segue neste caminho, nos dias 25 e 26 de outubro será realizado, no Porto, o evento A Mandala da Inovação, um programa em que os problemas e possíveis soluções serão explorados para ajudar a chegar ao sucesso.

A ideia é encontrar os passos que possam conduzir ao sucesso do empreendimento, seja desbravando caminhos novos, seja dentro de uma estrutura já existente. A rota do evento foi traçada no livro A Mandala da Inovação, de Fernando Seabra, lançado ano passado no Brasil e que é o segundo mais vendido na categoria Negócios da lista da Publishnews. O evento será conduzido por Adailton Júnior e por Seabra.

A proposta não é voltada para a teoria econômica ou de administração de empresas, mas para a prática, num processo chamado imersão. “É uma espécie de internato de uma pessoa, dentro de um ambiente. É um processo de educação que acontece por horas, de 9h às 17h. Nesse intervalo, a pessoa consegue não apenas ter contato com a metodologia, mas também mergulhar fundo nela, no caso por dois dias”, diz o empresário brasiliense Adailton, que vive e trabalha em Portugal há quatro anos.

Segundo Adailton, que é é graduado em gestão de recursos humanos e sócio da Inova International Business, empresa de educação com escritórios na cidade do Porto, em Brasília e na Guiné-Bissau, será a primeira vez que o programa de imersão acontecerá fora do Brasil. Serão apresentados os problemas reais que os empreendedores normalmente enfrentam e as formas como devem buscar soluções, dando instrumentos para competir no mercado.

Programa com 12 elos

Adailton conta que o Mandala da Inovação é um programa criado por Fernando Seabra, palestrante, investidor e consultor empresarial no Brasil. A iniciativa tem 12 passos — que, no programa, são chamados de elos —, desenvolvidos para ajudar os empreendedores a desenvolver suas capacidades de liderança, trabalhar a inovação e potencializar suas capacidades de negócio. No primeiro elo, os empreendedores vão buscar aquilo que os agrada, que têm prazer de trabalhar.



O empresário brasiliense Adailton Júnior
Divulgação

A seguir, está o elo em que são identificados problemas e suas soluções. Muitas vezes, é da descrição do problema e de sua análise que surgem as formas para que seja resolvido. Assim, torna-se importante criar rotinas de análise dos problemas. Em terceiro lugar, está o pitch, que é a maneira direta e atrativa de apresentar o que se tem de melhor para qualquer cliente ou investidor. “Saber fazer o pitch do negócio possibilita que o empresário ganhe mais clientes”, acrescenta Adailton.

Trabalhando com mentoria, formação e consultoria de negócios, Adailton procura agir na economia real. “O que propomos serve para aquele empreendedor que está iniciando, por exemplo, uma startup, e quer que o negócio cresça em larga escala. Por outro lado, focamos também na empresa que já está operando, mas quer implantar inovação e aumentar o seu faturamento”, relata.

Desenvolvimento empresarial

A escolha de Portugal para a primeira imersão fora do Brasil está relacionada com a situação econômica que o país vive. Ele avalia que os portugueses passam por um momento de desenvolvimento empresarial, além de terem uma história ligada ao desbravar de novos territórios e à busca de novos horizontes, o que se encaixa com o que ele e Seabra propõem. “A nossa filosofia na Inova, ao trazer essa imersão para cá, é fortalecer ainda mais o espírito de inovação de Portugal. Acreditamos nesse país por conta de toda a história que ele tem”, destaca o empresário.

Na avaliação de Adailton, o movimento criado após o lançamento do livro Mandala da Inovação já atingiu cerca de 200 mil pessoas. Seabra, o criador do movimento e autor do livro, já participou, como mentor ou avaliador, de vários reality shows de empreendedorismo e startups, como Shark Tank Brasil, Planeta Startup, Startup World Cup e Meet the Drapers. Formado em Direito pela PUC-SP, já tem cerca de 30 anos de carreira.



#programa #para #aprender #passos #para #sucesso #mundo #empreendedorismo #Empreendedorismo

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *