País
O médico avança como candidato independente nestas autárquicas. Garante estar livre de amarras políticas e não procurar apoio de qualquer partido.
O médico António Araújo já apresentou a candidatura à presidência da Câmara do Porto. Concorre como independente e, entre as promessas que faz para a cidade, está a construção de um túnel entre o Porto e Vila Nova de Gaia.
Para António Araújo, o Porto está cada vez mais virado para turistas e cada vez menos para portuenses. Promete, por isso, aumentar a taxa turística em 50 cêntimos – de 3 euros para 3,5 euros.
O médico apresenta uma candidatura com quatro temas principais. O primeiro é a Habitação. Diz que quer “arranjar forma de tratar da habitação que já existe e está degradada e negociar com instituições públicas e privadas a construção de casas a preços acessíveis”.
Outro dos grandes temas da campanha de António Araújo é a mobilidade, com destaque para uma proposta em particular: “A criação de um túnel, por baixo do rio Douro, que ligue o Porto a Gaia, com muito baixo impacto visual”.
“Se Lisboa pretende fazer um túnel que atravesse o Tejo – que é dez vezes mais largo do que o Douro -, com certeza que haverá meios financeiros para o Norte poder fazer também o seu túnel”, atirou.
Propõe ainda expandir a rede de ciclovias e proibir o aluguer de trotinetes.
Na segurança, as propostas incluem reforçar a videovigilância e implementar botões de pânico no mobiliário urbano.
Finalmente, destaque também para a área da transparência.
“O funcionamento da câmara deve ser transparente e deve também estar próximo dos munícipes. E hoje verifica-se que a câmara tem sido muito pouco transparente, por um lado, e que se tem afastado dos seus munícipes, criando grandes dificuldades, por exemplo, para estarem presentes nas assembleiasmunicipais”, apontou.
Candidato independente, garante estar livre de amarras partidárias e não procurar apoio de qualquer partido. António Araújo é o nono candidato confirmado à presidência da Câmara do Porto.
#túnel #debaixo #Douro #maior #taxa #turística #promessas #António #Araújo #para #município #Porto