Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Política > Universitários concentram-se em Lisboa pelo fim das propinas e por mais alojamento | Ensino Superior

Universitários concentram-se em Lisboa pelo fim das propinas e por mais alojamento | Ensino Superior

Estudantes universitários vão concentrar-se nesta quinta-feira junto à sede do Governo, em Lisboa, onde vão deixar um caderno reivindicativo para o próximo executivo, numa das acções da semana de luta sob o mote “Venha Quem Vier, Não Recuamos!”.

Os novos protestos dos estudantes do ensino superior começaram a ser desenhados no início do mês e arrancam nesta quarta-feira, numa altura em que o novo Governo ainda não tomou posse, até porque não são “uma resposta ao resultado das eleições”, mas sim “uma luta por direitos” que querem ver garantidos há muito, disse Guilherme Vaz, presidente da direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.

As reivindicações estão resumidas em oito grandes medidas que abrangem várias áreas, desde o fim das propinas ao alojamento a preços acessíveis ou a mais serviços de psicologia acessíveis aos estudantes.

“Já tínhamos decidido que iríamos reivindicar um conjunto de medidas que consideramos urgentes. Sendo que o actual quadro mostra que as nossas reivindicações ficaram ainda mais fragilizadas, porque o partido do Governo, que tinha mostrado a intenção de aumentar (o valor) das propinas, vê agora reforçado o número de deputados”, acusou Guilherme Vaz.

A iniciativa partiu das associações de estudantes que construíram o apelo “Não Recuamos, Gratuitidade Já!” e que se traduziu na manifestação nacional de estudantes do ensino superior no passado dia 24 Março.

“Queremos deixar bem claro que estamos fartos de promessas e anúncios antecipados que nunca se concretizam. Esta é uma altura em que todos prometem as soluções para amanhã para fazer face aos problemas do ensino superior, mas os estudantes sabem bem ao que muitos vêm”, criticou o presidente da Associação de Estudantes da FCSH.

Guilherme Vaz admite que a concentração em Lisboa possa ser o momento com maior expressão da semana de luta, que decorre entre 21 e 28 de Maio, apelando a acções de outras faculdades e universidades do país. Para já, estão confirmadas iniciativas “em Lisboa, Braga, Porto, Covilhã, Coimbra, Setúbal, Aveiro e Algarve (Faro)”, contou Guilherme Vaz.

Entre as reivindicações estão o fim da propina, o cumprimento e alargamento do Plano Nacional de Alojamento Ensino Superior (PNAES), o alargamento dos critérios de elegibilidade das bolsas e o aumento do seu valor de referência, assim como a contratação de mais psicólogos e preços mais baixos das refeições nas cantinas. A revisão democrática do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) e o fim do subfinanciamento crónico são outras das reivindicações dos estudantes.

#Universitários #concentramse #Lisboa #pelo #fim #das #propinas #por #mais #alojamento #Ensino #Superior

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *