Mundo dos Animais
A edição de 2025 da competição anual “Melhor Fotógrafo Subaquático do Ano” já elegeu os autores das imagens mais impressionantes captadas debaixo de água. De camelos a criaturas misteriosas, confira as fotografias em destaque.
Profissionais de 28 países participaram na mais recente edição do concurso “Fotógrafo Subaquático do Ano”. Nas várias categorias que foram a concurso é possível ver imagens impressionantes da fauna e flora do universo subaquático.
Baleias, focas, tubarões, barcos encalhados e muito mais. A edição de 2025 da competição fotográfica britânica premiou, em 13 categorias, fotógrafos que captaram momentos únicos nas profundezas dos oceanos, lagos, lagoas.
Fotógrafo subaquático do ano é espanhol
O prémio de fotógrafo subaquático do ano foi entregue ao espanhol Alvaro Herrero, que fotografou uma baleia-jubarte e a sua cria nas águas da Polinésia Francesa.
“Para mim, esta fotografiamostra realmente o amor de uma mãe e comunica a beleza e a fragilidade da vida no nosso oceano. A mãe acompanha a cria à superfície, porque o bebé ainda é muito pequeno e desajeitado. A cria está a libertar algumas bolhas, o que mostra que ainda está a aprender a suster corretamente a respiração”, refere o fotógrafo, citado na página oficial da competição.
Entre as categorias em prova destacam-se as seguintes: “Ângulo Aberto”, “Destroços”, “Comportamento”, “Retrato”, “Recife de Coral” e ainda outras destinadas apenas a fotógrafos britânicos.
As fotografias vencedoras mostram criaturas fascinantes que habitam os vários oceanos, camelos sedentos, um navio naufragado, rituais de acasalamento de golfinhos e muito mais.
Para além dos principais consagrados, foram ainda distinguidos, em cada categoria, o segundo e terceiro classificados. Para além destas distinções, a organização entregou ainda várias menções honrosas.
Mais de 6.750 fotografias submetidas
Este é o concurso de fotografia subaquática mais prestigiado do mundo e a sua primeira edição remonta a 1965.
A edição de 2025 teve em competição mais de 6.750 fotografias e o processo de seleção decorreu “numa única sala, com todos os juízes nomeados a verem todas as imagens no mesmo ecrã e a tomarem todas as decisões em conjunto”, é explicado na página da competição.
#Veja #imagens #já #são #conhecidos #melhores #fotógrafos #subaquáticos #ano