Conquistadores estão a somente um triunfo de assegurarem nova presença na Liga Conferência; partida com o Farense este domingo, na 33.ª jornada, em casa, pode ser sinónimo de festa
O Vitória de Guimarães está a somente um triunfo de garantir a 5.ª posição no campeonato e o consequente apuramento para as competições europeias. Depois de se ter confirmado o acesso às pré-eliminatórias da UEFA Conference League para o quinto classificado, pois as equipas que vão disputar a final da Taça de Portugal já estão apuradas para a Champions League, os vimaranenses assumiram esse lugar, que era um dos objetivos da temporada, e agora estão a somente três pontos de o atingir.
Por isso, o próximo jogo, em casa, este domingo (18 horas), frente ao Farense, ganha uma preponderância ainda maior. Em caso de triunfo fica carimbado o passaporte para nova aventura europeia, sendo que a deste ano correu de forma muito satisfatória, com os vimaranenses a atingirem os oitavos de final da Conference League, depois de uma fase regular absolutamente excecional, com o 2.º lugar e sem derrotas.
A possibilidade de fechar as contas, ainda antes do final do campeonato, surgiu com o empate (1-1) do Santa Clara, no reduto do SC Braga. Assim, os açorianos ficaram a três pontos de distância e os conquistadores têm vantagem no confronto direto, pois ganharam aos insulares, em casa, por 2-0, e na primeira volta perderam por 0-1 nos Açores.
Apesar de já ser habitual no Estádio D. Afonso Henriques, é expectável que os bilhetes para este confronto da 33.ª jornada, a penúltima da época, esgotem rapidamente, pois caso a equipa some os três pontos, há festa com certeza. Os adeptos vão vivendo momentos marcantes, com a equipa a poder assegurar, pelo segundo ano consecutivo, o lugar no top-5 e nas provas da UEFA.
O clube também apresentou um recurso relativo à sanção imposta pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que decretou a interdição do setor ocupado pela claque White Angels na bancada topo sul do Estádio D. Afonso Henriques por um jogo. O castigo resulta do processo disciplinar que teve origem nos incidentes que marcaram o jogo com o Boavista, disputado no Estádio do Bessa. Assim, o cumprimento do castigo passa, irremediavelmente, para a próxima temporada.
Dieu Michel vai brilhando na equipa B
O avançado canadiano, de 21 anos, foi perdendo espaço no plantel principal do V. Guimarães, sendo que desde o final de março regressou mesmo à equipa B dos conquistadores. Mas Dieu Michel, que apontou três golos e foi importante, nomeadamente, no mês de janeiro, em que Nélson Oliveira e Jesús Ramírez tiveram problemas físicos, vai agora ajudando e brilhando no Campeonato de Portugal.
Este domingo, na 2.ª ronda do Grupo de Apuramento de Campeão da Série A, apontou um hat trick, no triunfo por 3-2 na receção à AD Marco 09, dando um impulso precioso no objetivo da subida de divisão. O V. Guimarães B divide a liderança com o Paredes, com quatro pontos, em busca do regresso à Liga 3.
Sugestão de vídeo
#Vitória #Guimarães #apenas #três #pontos #Europa