Vivo Novidades

Blog Post

Vivo Novidades > Rádio e Televisão > Zelensky agradece apoio do Reino Unido à Ucrânia na residência oficial do primeiro-ministro

Zelensky agradece apoio do Reino Unido à Ucrânia na residência oficial do primeiro-ministro

Guerra Rússia-Ucrânia

Este domingo, em Londres, vai acontecer uma cimeira com mais de uma dezena de líderes para discutir a situação da Ucrânia. Portugal não vai estar representado.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já chegou à residência oficial do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na véspera da cimeira em Londres que reunirá cerca de 15 líderes europeus.

Volodymyr Zelensky foi recebido em frente ao n.º10 de Downing Street por Keir Starmer. Os dois governantes deram um longo aperto de mão e trocaram algumas palavras antes de entrarem na residência. Não houve declarações aos jornalistas.

A deslocação de Zelensky à capital do Reino Unido decorre um dia depois do confronto verbal com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, na Sala Oval da Casa Branca. Trump e o seu vice-presidente, JD Vance, acusaram o líder ucraniano de não estar grato pela ajuda norte-americana e de recusar conversações de paz.

O confronto levou o Presidente ucraniano a abandonar a Casa Branca, sem assinar o acordo previsto sobre minerais.

Domingo há uma cimeira sobre a Ucrânia em Londres

Na sexta-feira, o gabinete de Starmer referiu que o primeiro-ministro “utilizará a cimeira para fazer avançar a ação europeia na Ucrânia, demonstrando o inabalável apoio coletivo para alcançar uma paz justa e um acordo duradouro que garantam a soberania e a segurança futura da Ucrânia”.

A mesma fonte indicou a reunião de Starmer com líderes de vários países europeus, incluindo França, Alemanha, Dinamarca, Itália e Turquia.

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, bem como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, também vão estar presentes.

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros informou hoje à Lusa que não haverá representação portuguesa na cimeira.

Starmer vai encontrar-se separadamente com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, em Downing Street, sede do Governo britânico, antes do início da cimeira.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2023.

#Zelensky #agradece #apoio #Reino #Unido #Ucrânia #residência #oficial #primeiroministro

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *